Crenças de autoeficácia de estudantes e professores de Física do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2472

Palavras-chave:

Crenças de autoeficácia, Ensino de Física, Ensino Superior

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo que buscou investigar as crenças de autoeficácia de estudantes e professores de um curso de Licenciatura em Física ao aprender e ensinar física. Este estudo contou com a participação de oito estudantes e seis professores do referido curso de graduação. Os sujeitos responderam a questionários sobre suas crenças de autoeficácia em realizar determinadas tarefas no contexto de disciplinas de Física Geral e Experimental. Os resultados mostram que a maioria desses estudantes e professores possuem crenças de autoeficácia que variam de medianas a altas.

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Biografia do Autor

Gustavo Bopsin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Ciências Exatas - ênfase em Física (2021), pela Universidade Federal do Rio Grande. Participou como bolsista do Projeto de Ensino Oficinas de Aprendizagem em Ciências Exatas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Residência Pedagógica. Participa do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar.

Charles Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da FURG. Pesquisa sobre a Formação de professores de Ciências, com enfoque na investigação do professor a partir da experiência. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a professores em formação inicial e professores da educação Básica com o objetivo de fomentar ações investigativas na sala de Ciências para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de compreensões dos conhecimentos científicos dos estudantes.

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Bopsin, G., & Guidotti, C. (2022). Crenças de autoeficácia de estudantes e professores de Física do Ensino Superior. Revista Educar Mais, 6, 106–125. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2472

Edição

Seção

Artigos