Adaptando materiais didáticos do ensino presencial para o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2381

Palavras-chave:

material didático, ensino remoto não-presencial, infográfico

Resumo

A crise gerada pela pandemia de COVID-19 forçou a adesão das instituições de ensino ao ensino remoto não-presencial como uma alternativa para dar continuidade ao ano letivo, o que revelou diversas barreiras, entre elas a adaptação, por parte de docentes, do material didático para esta modalidade digital. Este artigo apresenta, a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, levantamento de dados a respeito da produção de material didático para o ensino a distância, com o objetivo de identificar algumas formas com que os materiais didáticos desenvolvidos para o ensino presencial podem ser adaptados para o ensino remoto não-presencial. Para isso, foi realizada uma pesquisa no banco de dados Google Scholar buscando artigos, capítulos de livros e recomendações combinando as palavras-chave “material didático” & “educação a distância” e “material didático” & “ensino remoto”. A partir dessa busca, foram selecionadas e analisadas as referências que tratavam especificamente das características desses materiais para, por fim, apresentar recomendações para a produção de material didático para o ensino remoto, no formato de um infográfico.

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Biografia do Autor

Bruna Ferreira Gugliano, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design com ênfase em Tecnologia da UFRGS, Mestre em Design pelo mesmo Programa (2018); graduada em Bacharelado em Design Digital na Universidade Federal de Pelotas (2013) e em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (2021). Trabalha como designer educacional na produção de cursos EaD da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias - DETE/IFSUL). Atua, desde 2018, como docente nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Estratégico (disciplina Mídias Digitais) e Pós-Graduação em Desenvolvimento de Aplicações Web e Mobile (disciplina User Experience) na Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas. Atualmente está como professora substituta no IFSUL nos cursos: Bacharelado em Design, Técnico em Comunicação Visual e Técnico em Design de Interiores.

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Plena Currículo Especial Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002),Especialização em Sociologia e ciência política pelo ISP - UFPel (1999), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É graduando em Direito pela UFPel. Atualmente é Professor Titular do Magistério Federal, Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado na Coordenadoria de Ciências da Natureza - Química do Campus Pelotas.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

Gugliano, B. F., & Sainz, R. L. (2021). Adaptando materiais didáticos do ensino presencial para o ensino remoto. Revista Educar Mais, 5(3), 546–556. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2381

Edição

Seção

Artigos