Emoções e afetividades: implicações e perspectivas no ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2305

Palavras-chave:

Sentimentos, Aprendizagem, Relações interpessoais

Resumo

Aspectos emocionais e afetivos estão diretamente envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a pesquisa objetivou investigar a compreensão de professores da Educação Básica da rede pública de ensino de Iguatu-CE sobre como as emoções dos alunos estão envolvidas no processo de aprendizagem discente. Para tanto, entrevistou-se dez professores de Biologia, sendo avaliado o conteúdo de suas respostas. Os docentes informaram que vários fatores interferem na aprendizagem dos discentes, destacando os relacionados as emoções e as relações familiares dos estudantes. Há diferenças emocionais entre alunos de anos diferentes devido ao processo de amadurecimento dos adolescentes, além de fatores como sono e estresse que interferem negativamente na aprendizagem. Ações que trabalhem o emocional dos estudantes e formações continuadas para professores sobre o assunto supracitado podem ser feitas para melhorar o desempenho dos discentes. Para que a aprendizagem dos estudantes se torne cada vez mais efetiva é importante que o professor esteja atento a todos os fatores importantes no processo de ensino e aprendizagem sejam eles curriculares, pedagógicos e/ou emocionais.

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Biografia do Autor

Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) Pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou como monitora de Química Geral e Orgânica na UECE (2015); Monitora em Bioquímica na UECE (2016); Bolsista de extensão universitária durante o período de dois anos (2017-2018). Atuou como bolsista do projeto Mais alfabetização (2018) . Atualmente trabalha no Educar - Centro de Reforço escolar , atuando como professora de Ciências e Matemática. Atualmente é mestranda do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase estudo de lectinas.

Aldair de França-Neto, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Professor assistente no curso de Enfermagem na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduação/Licênciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atuo principalmente nos seguintes temas: Hipertensão arterial e Remodelamento vascular; Produtos naturais.

Alana Cecília de Menezes Sobreira, Universidade Estadual do Ceará - EECE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará . Atualmente é Professor Adjunto L da Universidade Estadual do Ceará e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Vegetal. Desenvolve atividades de ensino em Biologia em disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e em Programas de Iniciação a Docência (Monitoria) e na orientação de trabalhos de conclusão de curso (Monografia). Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, compõe o corpo docente do Mestrado Profissional de Ensino de Biologia (ProfBio) da UECE e atualmente é Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica.

Bruno Edson-Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; atualmente cursa doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo programa de pós-graduação em Botânica da Universidade de São Paulo - USP. É professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica.

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Publicado

2021-05-29

Como Citar

Rodrigues, A. R. de S., França-Neto, A. de, Sobreira, A. C. de M. ., & Edson-Chaves, B. (2021). Emoções e afetividades: implicações e perspectivas no ensino de Biologia. Revista Educar Mais, 5(3), 685–699. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2305

Edição

Seção

Artigos