Educação Matemática na Educação Infantil: o estado de conhecimento no período de 2010-2019
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2299Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Infantil, Estado do ConhecimentoResumo
O presente trabalho visa analisar e caracterizar produções científicas que discutem Educação Matemática na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se um levantamento com os descritores “Educação Matemática” AND “Educação Infantil” no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES (PPC) e no Scientific Electronic Library Online – Scielo. Após primeira leitura, analisaram-se somente os estudos que possuíam crianças na condição de sujeito da investigação. Como resultado, notou-se que as pesquisas: (1) estão centradas na região Sudeste e tiveram um crescimento nos últimos cinco anos; (2) objetivam discutir o pensamento numérico, estocástico e geométrico na Educação Infantil; (3) o foco metodológico pauta-se na questão da ludicidade, principalmente sobre jogos e brincadeiras; (4) os registros imagéticos (filmagem, fotografia e desenho) são os instrumentos mais selecionados pelos pesquisadores da área; e (5) a perspectiva da psicologia construtivista tem sido a abordagem mais utilizada nos estudos. Por fim, consideramos a necessidade de expansão da pesquisa em Educação Matemática na Educação Infantil, bem como a ampliação de perspectivas socioculturais nas abordagens com crianças.
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