Estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades para o curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2269Palavras-chave:
Pedagogia, Ensino Superior, Educação, Estratégias de Ensino e AprendizagemResumo
A temática de ensino e aprendizagem alcança patamares para além da Educação Básica e dos ambientes escolarizados. Este artigo foi produzido a partir da disciplina de Estratégias de Ensino e Aprendizagem oferecida no formato de Mobilidade Internacional Virtual pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA-CR) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT/UFOP). Aqui apresentamos uma análise da disciplina de Introdução à Educação do curso de Pedagogia da UFOP em um estudo qualitativo que contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, procurou estabelecer pontes com dados históricos do curso e fundamentar essas interlocuções na literatura específica da área de formação de professores, nos documentos legais e na Matriz curricular. Os resultados foram analisados a luz da teoria cientifica a partir de autores como Anastasiou e Alves (2012), Beraza (2011), Freire (1996), Santos (2008) e Libâneo (2002 e 2017). Percebe-se que as estratégias são essenciais no processo educacional e que para cada disciplina e turma há contextos diferentes nas quais as estratégias precisam ser pensadas de forma linear.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille,2012. 145 p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura,2006. Disponível em: Recuperado no dia 01 de novembro de 2020 em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.Acesso em: 01 de nov.2020.
BERAZA, Miguel Zabalza. Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva, Florianópolis, v.29, n.2, p.387-416, jul./dez.2011.
BRITO, Rosa Mendonça de. Breve Histórico do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista eletrônica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas-FACED, v.1, n.1,2006.
COFFERRI, Fernanda Fátima; NOGARO, Arnaldo. Competências do Pedagogo como Educador Social: promovendo o desenvolvimento psicossocial do ser humano. Perspectiva Erechim, v.34 n.128, p. 7-21,2010.
DÍAZ-BARRIGA, Ángel. Currículum. Tensiones conceptuales y prácticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México: Mc Graw-Hill, v. 5, n.2,2003.
ESTRADA, Ortega Federico; BACA, Velia Terrazas. Estratégias didáticas associadas à aprendizagem baseada em competência em uma instituição de ensino superior. Trabalho apresentado no XI Congresso Nacional de Pesquisa Educacional/ 14. [online] . Prácticas Educativas en Espacios Escolares / Ponencia, n.d. Disponível em: http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v11/docs/area_14/1434.pdf. Acesso em: 01 de nov.2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. Em: Pimenta, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez,2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017.
SANTOS, Júlio César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação,2008.
VELASCO, Antônio José ; GONZÁLEZ, Leonor Alonso de. Sobre a teoria da educação dialógica. Educere,v.12,n.42, Meridade,2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leidelaine Sérgio Perucci, Elaine Gonçalo Bento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.