Desigualdades sociais e escolares: perspectivas de ingresso no Ensino Superior por estudantes da EJA

Autores

  • Tatiane Kelly Pinto de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Paulo Roberto de Souza Anastácio Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade Divinópolis)
  • Maraísa Inês de Assis Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hugo Henrique Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade Divinópolis)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1878

Palavras-chave:

EJA, Ensino Superior, Trajetórias Escolares, Divinópolis (MG).

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Divinópolis (MG), que teve por objetivo analisar as perspectivas de ingresso dos estudantes da EJA no ensino superior. Por meio de uma abordagem qualitativa, o desenho metodológico considerou a aplicação de um questionário a 142 (cento e quarenta e dois) sujeitos que estavam concluindo esta modalidade de ensino em 2019, com o intuito de levantar aspectos relacionados às trajetórias escolares, perfil socioeconômico dos estudantes e expectativas sobre o acesso ao ensino superior. Os dados revelaram que uma maioria considerável dos alunos tem interesse em dar continuidade aos estudos, porém possuem capital informacional e cultural insuficientes a respeito dos trâmites para a inserção na educação superior. Com isso, fica evidente no estudo que as desigualdades de acesso ao capital cultural derivam da desigualdade social, próprias das sociedades de classes, bem como é pertinente que estes estudantes, sem oportunidade de acesso ou permanência no ensino básico regular, sejam encorajados e instruídos à longevidade escolar.

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Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação (UEMG). Licenciada em História (UFMG). Professora da UEMG–Unidade Divinópolis. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.

Paulo Roberto de Souza Anastácio, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade Divinópolis)

Graduado em Pedagogia pela Fundação Educacional de Divinópolis: Claúdio-MG, concluída em 2013. E, possui também, graduação em História- Licenciatura pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade Divinópolis), essa concluída no ano de 2019.

Maraísa Inês de Assis Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo da formação, tem realizado projetos de pesquisa e extensão na área de Educação.

Hugo Henrique Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade Divinópolis)

Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Unidade Divinópolis). Ao longo da formação, tem realizado projetos de pesquisa na área de Educação.

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Publicado

2020-09-15

Como Citar

Carvalho, T. K. P. de, Anastácio, P. R. de S., Martins, M. I. de A., & Silva, H. H. (2020). Desigualdades sociais e escolares: perspectivas de ingresso no Ensino Superior por estudantes da EJA. Revista Educar Mais, 4(3), 591–605. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1878

Edição

Seção

Artigos