O episódio histórico do centenário do eclipse de Sobral e suas implicações para o Ensino de Física por meio da divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.294-307.1800Palavras-chave:
Eclipse, Sobral, História da Ciência, Relatividade Geral, Divulgação Científica.Resumo
Este trabalho apresenta um sucinto resgate histórico acerca do episódio que envolveu o eclipse em Sobral e a relatividade geral; que completou 100 anos em 2019. Além disso, discorre acerca de materiais e eventos de divulgação científica oriundos da comemoração da data, promovidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina – campus Araranguá. Ainda, reflete acerca de como a divulgação científica pode contribuir para a abordagem de física moderna e contemporânea na educação científica.Downloads
Referências
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. O Eclipse que confirmou Einstein. Revista Fapesp, ed. 240, p. 90-93, 2016.
ASSUNÇÃO, Thiago Vicente; NASCIMENTO, Robson Raabi. Alfabetização Científica e a Academia: um olhar sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 01-17, 2019.
CRAWFORD, Paulo. Albert Einstein: Uma biografia muito breve. Disponível em: http://rana.oal.ul.pt/~crawford/artigos/Albert%20Einstein1b.pdf. Acesso em 19 de maio de 2020.
CRISPINO, Luís. Expeditions for the observation in Sobral, Brazil, of the May 29, 1919 total solar eclipse. International Journal of Modern Physics D, v. 27, n. 11, p. 01-10, 2018.
CRISPINO, Luís; KENNEFICK, Daniel. A hundred years of the first experimental test of general relativity. Nature Physics, v. 15, n. 5, p. 416-419, 2019.
DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. A formação de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica: uma proposta por meio de episódios históricos de ciência. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 14-34, 2016.
DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Para que ensinar ciência no século XXI? – Reflexões a partir da filosofia de Feyerabend e do ensino subversivo para uma aprendizagem significativa crítica. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 01-18, 2018.
DIMITRIADI, Kyriaki; HALKIA, Krystallia. Secondary Students’ Understanding of Basic Ideas of Special Relativity. International Journal of Science Education, v. 34, n. 16, p. 2565-2582, 2012.
EINSTEIN, Albert. Über den Einfluß der Schwerkraft auf die Ausbreitung des Lichtes. Annalen der Physik, v. 340, n. 10, p. 898-908, 1911.
FORATO, Thaís Cyrino de Mello; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto de Andrade. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.
HILGER, Thaís Rafaela. Caminhos Possíveis de uma Pesquisa em Ensino de Física Moderna e Contemporânea até a sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinário, p. 191-195, 2017.
JORGE, Letícia. Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da NdC e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191261.
KENNEFICK, Daniel. Testing relativity from the 1919 eclipse – a questiono f bias. Physics Today, v. 63, n. 3, p. 37-42, 2009.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n.3, p. 164-214, 1995. https://doi.org/10.5007/%25x.
MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto; FILHO, Jenner Barreto Bastos. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência e Educação, v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.
MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto; FILHO, Jenner Barreto Bastos. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias, v. 8, n. 1, p. 01-13, 2012.
MOREIRA, Marco Antônio. Grandes Desafios para o da Física na Educação Contemporânea. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 1, n. 1, p. 01-13, 2017.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Atualização do currículo de Física na escola de nível médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 2, p. 135-151, 2001.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigação em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
PAIS, Abraham. Sutil É O Senhor. A Ciência E A Vida De Albert Einstein. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
PEDUZZI, Luiz O. Q. A relatividade einsteiniana: uma abordagem conceitual e epistemológica. Publicação Interna. Florianópolis: Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. 259 p.
PEDUZZI, Luiz O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, Maurício (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001, p. 151-170.
PEDUZZI, Luiz O. Q.; RAICIK, Anabel Cardoso. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. 57 p.
SILVEIRA, Mauro César; SANDRINI, Rafaela. Divulgação científica por meio de blogs: desafios e possibilidades para jornalistas e cientistas. Intexto, n. 31, p. 112-127, 2014.
SIQUEIRA, Maxwell et al. Obstáculos didáticos na inserção da Física Moderna e Contemporânea: um olhar a partir da formação de professores. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, n. extraordinário, 2018.
STANLEY, Matthew. An Expedition to Heal the Wounds of War: the 1919 Eclipse and Eddington as Quaker Adventurer. Isis, v. 94, n. 1, p. 57-89, 2003.
VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Einstein e o eclipse de 1919. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 83-87, 2005.
VIEIRA, Cássio Leite. Einstein: O reformulador do Universo. São Paulo: Odysseus Editora, 2003. 223 p.
VIEIRA, Cássio Leite. Pequeno Manual de Divulgação científica: dicas para cientistas e divulgadores da Ciências. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2006. 48 p.
WINTERBERG, Friedwardt. On “Belated Decision in the Hilbert-Einstein Priority Dispute”, published by L. Corry, J. Renn, and J. Stachel. Zeitschrift für Naturforschung A, v. 59, n. 10, p. 715-719, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Felipe Damasio, Cristina Spolti Lorenzetti, Anabel Raicik
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.