Avaliação da aprendizagem em química com uso de mapas conceituais

Autores

  • Josiel Albino Lima Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil
  • Caroline de Goes Sampaio IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú
  • Maria Cleide da Silva Barroso IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú
  • Ana Karine Portela Vasconcelos IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Aracati
  • Francisco Alberto Saraiva IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.37-49.422

Palavras-chave:

Educação, avaliação, ensino de química

Resumo

O uso dos mapas conceituais representa uma importante ferramenta para o processo de avaliação do aprendizado do aluno, pois o professor pode observar a perspectiva do discente acerca da compreensão do assunto abordado, principalmente pela análise dos termos e das conexões propostos nos mapas. Dessa forma, busca-se envolver o aluno de maneira ativa na sua construção cognitiva, havendo uma avaliação formativa. Este trabalho fundamentou-se nos conceitos da aprendizagem significativa de David Ausubel, bem como no modelo representacional da estrutura cognitiva, proposto por Joseph Novak. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuição do uso de mapas conceituais visando à aprendizagem significativa de conceitos inerentes da química orgânica. Para isso, foi apresentada uma sequência didática desenvolvida numa turma de 3º ano do ensino médio regular, abordando o assunto de funções da química orgânica e sua relação com as plantas medicinais. Observou-se que o uso de mapas conceituais para avaliação formativa constitui uma estratégia eficiente, pois a análise reflexiva dos mapas compreende um redirecionamento do processo contínuo e progressivo do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiel Albino Lima, Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil

2010 - atual - Servidor Público-Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO (Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil).2015 - Mestrado Acadêmico (em andamento) em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA no Instituto Federal do Ceará - IFCE, Brasil. 2012 - 2013 - Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios, FAK, Brasil. 2009 - 2011 - ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA. (Faculdade Kurios, FAK, Brasil). 2005 - 2007 - Especialização em Especialização em Matemática e Física. (Universidade Regional do Cariri-URCA, Brasil). 2001 - 2004 - Graduação: LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA. (Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil). 2016 -  Participação Comunicação Oral no 6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.2016 - 2016 - minicurso SITUAÇÕES-PROBLEMAS COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil)2016 - 2016 - minicurso UEPS: DA ELABORAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil)2016 - 2016 - evento 6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. - (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil).2013 - 2013 - Aperfeiçoamento em DIREITOS HUMANOS E GERAÇÃO DA PAZ. (Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil). 2012 - 2013 - Aperfeiçoamento em PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS (Universidade de Brasília, UnB, Brasil). 2012 - 2012 - RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MÚSICA É PARA A VIDA. (Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil).2011 - 2012 - Aperfeiçoamento em PROFESSOR APRENDIZ DO PROGRAMA APRENDER PRA VALER. (Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil). 2010 - 2011 - Aperfeiçoamento em MUDANÇAS CLIMÁTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil). 2009 - 2009 - Aperfeiçoamento em TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TDICs. (Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil).2009 - 2009 - Aperfeiçoamento em CONTROLE SOCIAL DAS CONTAS PÚBLICAS. (Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil). 2009 - 2009 - MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE, Brasil).2008 - 2009 - Aperfeiçoamento em GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO. (Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil). 2008 - 2008 - Aperfeiçoamento em RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE. (Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil). 2007 - 2007 - Aperfeiçoamento em PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES. (Universidade de Brasília, UnB, Brasil). 2005 - 2005 - Aperfeiçoamento em PROGRAMA FAZENDO ESCOLA. ( Instituto Terra Social, ITS, Brasil). 2005 - 2005 - CAPACITAÇÃO PARA PREOFESSORES: LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil).2003 - 2010 - Professor substituto (Seduc. Ceara, Brasil)2009 - 2010 - Professor Efetivo de Ciência e Matemática. (Secr. Municipal de Educ. Chorozinho, Ce)2001 - 2008 - Professor substituo (Secr. Municipal de Educ. Chorozinho, Ce)LIMA, J. A.SAMPAIO, C. G. ; ARAÚJO, A. F. S. . AS PLANTAS MEDICINAIS COMO CONTEXTUALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS EM ESCOLA RURAL: PROPOSTA DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). 

Maria Cleide da Silva Barroso, IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú

IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Fortaleza

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Lima, J. A., Sampaio, C. de G., Barroso, M. C. da S., Vasconcelos, A. K. P., & Saraiva, F. A. (2017). Avaliação da aprendizagem em química com uso de mapas conceituais. Revista Thema, 14(2), 37-49. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.37-49.422

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)