Uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Pedagógica no Ensino

uma experiência com alunos Deficientes Intelectuais

Autores

  • Simone Pereira dos Santos Professora de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura Municipal de Gravataí/RS, Gravataí/RS – Brasil.
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.1-11.1640

Palavras-chave:

Tecnologia, OVA, deficiência intelectual

Resumo

Pensando na inclusão dos alunos com deficiência Intelectual no ensino regular de escolas da rede pública de Gravataí, o artigo apresenta uma reflexão sobre a utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) como Estratégia Pedagógica, no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual com relação à alfabetização, matemática e raciocínio lógico. A fundamentação teórica deste artigo está baseada em autores que abordam as práticas pedagógicas e a contribuição que a tecnologia proporciona no processo de aprendizagem dos alunos. A proposta de trabalho foi escolher quatro Objetos Virtuais de Aprendizagem, que contemplassem as necessidades comuns dos alunos, tendo sido escolhidos os OVAs: Participar 2, Ariê 2, Aiello e por último o Fazenda RIVED. Todos acham-se disponíveis de forma gratuita na internet podendo ser instalados no computador e depois usados sem a necessidade de internet. Constatou-se que somente o recurso da tecnologia não foi suficiente no momento em que os OVAs foram executados pelos alunos, alguns dos quais necessitam do recurso de material concreto.

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Biografia do Autor

Simone Pereira dos Santos, Professora de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura Municipal de Gravataí/RS, Gravataí/RS – Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes Visuais e Lingüistica, com ênfase em Linguagens Múltiplas na Infância.

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC da FURG. Coordenadora dos Cursos dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atua nas temáticas, como: Engenharia Educacional, Tecnologia Assistiva, Interface Humano Computador e Inteligência Artificial na Educação.

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

SANTOS, S. P. dos; BARWALDT, R. Uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Pedagógica no Ensino: uma experiência com alunos Deficientes Intelectuais. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.1-11.1640. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1640. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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