Uso da tecnologia como estímulo para desenvolver a escrita criativa

uma experiência vivenciada por meio da leitura do livro Sapato Florido

Autores

  • Maria Angelica Lemos Gonzaga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria Luiza Tavares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.623-634.1638

Palavras-chave:

tecnologias digitais, estímulo a leitura, escrita criativa

Resumo

O presente artigo visa analisar a experiência vivenciada durante a aplicação do projeto intitulado “Uso da tecnologia como estímulo para desenvolver a escrita criativa: uma experiência vivenciada por meio da leitura do livro Sapato Florido” do poeta gaúcho Mario Quintana. Foram selecionados apenas três poemas para o desenvolvimento do projeto, que são eles: Velha história, Mentiras e Pequenos tormentos da vida, do poeta gaúcho Mario Quintana. O projeto foi aplicado em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Rio Grande – RS. Como metodologia educativa escolhemos a Unidade de Aprendizagem (UA), que parte do princípio que o aprendizado só ocorre quando o aluno interage em diferentes momentos e situações. Em relação a metodologia de pesquisa, optamos pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que identifica uma mudança na forma de aprender em decorrência da transformação da sala de aula em ambientes de Aprendizagem. Nesta perspectiva, os dados foram coletados ao longo do projeto por meio de gravações e entrevistas realizadas pela pesquisadora com os educandos e a partir da construção do livro digital da turma.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; estímulo a leitura; escrita criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angelica Lemos Gonzaga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em licenciatura para Língua Portuguesa,L.Estrangeira e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) , especialização em
Letras, na área de Linguística e Ensino da Língua Portuguesa (FURG/2018) e especialização em tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (FURG/2019).
Atualmente é cursista do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais e Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades
fornecido pela Faculdade de Educação São Luís, é aluna da Pós - Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal (FURG) e da Pós - Graduação em Língua, Literatura e
Ensino: Teoria e Prática (FURG), também é acadêmica do curso de segunda licenciatura em Pedagogia (UNIFACVEST). É Dirigente de Núcleo de Administração e Expediente,
na Secretaria da Cidadania e Assistência Social e professora tutora a distância do curso de graduação em Letras - Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas
(UFPEL)

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

LEMOS GONZAGA, M. A.; BARWALDT, R.; FERREIRA, M. L. T. Uso da tecnologia como estímulo para desenvolver a escrita criativa: uma experiência vivenciada por meio da leitura do livro Sapato Florido. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 623–634, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.623-634.1638. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1638. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)