Uso da tecnologia como estímulo para desenvolver a escrita criativa
uma experiência vivenciada por meio da leitura do livro Sapato Florido
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.623-634.1638Palavras-chave:
tecnologias digitais, estímulo a leitura, escrita criativaResumo
O presente artigo visa analisar a experiência vivenciada durante a aplicação do projeto intitulado “Uso da tecnologia como estímulo para desenvolver a escrita criativa: uma experiência vivenciada por meio da leitura do livro Sapato Florido” do poeta gaúcho Mario Quintana. Foram selecionados apenas três poemas para o desenvolvimento do projeto, que são eles: Velha história, Mentiras e Pequenos tormentos da vida, do poeta gaúcho Mario Quintana. O projeto foi aplicado em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Rio Grande – RS. Como metodologia educativa escolhemos a Unidade de Aprendizagem (UA), que parte do princípio que o aprendizado só ocorre quando o aluno interage em diferentes momentos e situações. Em relação a metodologia de pesquisa, optamos pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que identifica uma mudança na forma de aprender em decorrência da transformação da sala de aula em ambientes de Aprendizagem. Nesta perspectiva, os dados foram coletados ao longo do projeto por meio de gravações e entrevistas realizadas pela pesquisadora com os educandos e a partir da construção do livro digital da turma.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; estímulo a leitura; escrita criativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.