LaTeX como potencial ferramenta de inclusão de pessoas cegas

uma revisão sistemática na literatura

Autores

  • Pércoles Tiago Napivoski Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Gisele Moraes Simas Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.150-159.3636

Palavras-chave:

LaTeX, pessoas cegas, educação, tecnologia assistiva, software de leitura de tela

Resumo

A linguagem LaTeX, aliada a computadores pessoais e softwares de leitura de tela, emerge como uma ferramenta de inclusão e acessibilidade para pessoas cegas. Seu potencial é particularmente notável nas áreas de Matemática e Ciências, em que complexas equações e notações dificultam a compreensão de informações necessárias para o desenvolvimento educacional e profissional dessas pessoas. Apesar do LaTeX ser amplamente recomendado para a produção de artigos científicos, ainda é uma ferramenta subutilizada na promoção da acessibilidade. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura, visando investigar o potencial transformador do emprego do LaTeX em conjunto com softwares de leitura de tela. Nossa análise abrangeu nove bases de dados (ACM, BOLEMA, CAPES, IEEE Xplore, IENCI, RELATEC, RENOTE, SBC e SciELO) e considerou as publicações dos últimos cinco anos (2018–2023). Os resultados obtidos enfatizam os benefícios do LaTeX, incentivando seu uso, principalmente no ensino superior.

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Biografia do Autor

Pércoles Tiago Napivoski, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3761898003571703

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp/FURG e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC/ FURG, onde exerceu Cargo de Coordenadora. Avaliadora Institucional e de Cursos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC, desde 2011. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atua nas temáticas, como: Engenharia Educacional, Tecnologia Assistiva, Interface Humano Computador e Inteligência Artificial na Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2017770059745262

Gisele Moraes Simas, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Atualmente é professora do Centro de Ciências Computacionais - C3 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e graduada em Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua principalmente nos seguintes temas: Bioinformática, Aprendizagem de Máquina, Redes Neurais Profundas e Robótica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3122595355314053

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

NAPIVOSKI, P. T.; BARWALDT, R.; SIMAS, G. M. LaTeX como potencial ferramenta de inclusão de pessoas cegas: uma revisão sistemática na literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 150–159, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.150-159.3636. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3636. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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