LaTeX as a potential inclusion tool for blind people
a systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.150-159.3636Keywords:
LaTeX, blind people, education, assistive technology, screen reading softwareAbstract
The LaTeX language, when combined with personal computers and screen reading software, emerges as a tool for enhancing inclusion and accessibility for blind people. Its potential is particularly remarkable in the areas of Mathematics and Sciences, which complex equations and notations can impede the comprehension of needed information for the educational and professional development of these individuals. Despite LaTeX being widely recommended for the production of scientific papers, its potential for promoting accessibility still remains underexplored. The present study has the objective of doing a systematic literature review, aiming to investigate the transformative potential of using LaTeX in conjunction with screen reading software. Our analysis encompassed nine databases (ACM, BOLEMA, CAPES, IEEE Xplore, IENCI, RELATEC, RENOTE, SBC and SciELO) and considered publications from the past five years (2018–2023). The results emphasize the benefits of this language, motivating its use, especially in higher education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.