LaTeX como potencial herramienta de inclusión para personas ciegas
una revisión sistemática de la literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.150-159.3636Palabras clave:
LaTeX, personas ciegas, educación, tecnología asistiva, lectores de pantalla, accesibilidadResumen
El lenguaje LaTeX, en combinación con computadoras personales y lectores de pantalla, se posiciona como una herramienta fundamental para la inclusión y accesibilidad de personas ciegas. Su potencial es particularmente relevante en las áreas de Matemáticas y Ciencias, donde las ecuaciones complejas y notaciones limitan la comprensión de la información esencial para el desarrollo académico y profesional de estas personas. A pesar de que LaTeX es ampliamente utilizado en la producción de artículos científicos, aún es una herramienta subutilizada en la promoción de la accesibilidad. Este trabajo presenta una revisión sistemática de la literatura con el objetivo de investigar el potencial transformador del empleo de LaTeX en conjunto con lectores de pantalla. El análisis abarcó nueve bases de datos (ACM, BOLEMA, CAPES, IEEE Xplore, IENCI, RELATEC, RENOTE, SBC y SciELO) y consideró las publicaciones de los últimos cinco años (2018-2023). Los resultados evidencian los beneficios de LaTeX, incentivando su uso, principalmente en el ámbito de la educación superior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.