Avaliação
Contextos históricos, concepções e tradições no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2955Palavras-chave:
Avaliação, Ensino de Ciências, Fases da Avaliação, Ciência da educaçãoResumo
Neste estudo, queremos compartilhar nossas dúvidas, angústias e concepções sobre a avaliação. A partir de uma análise dos contextos históricos, foi possível identificar algumas concepções e tradições da avaliação, bem como se materializam na sala de aula. O trabalho traz as principais características de quatro momentos históricos da avaliação: fase da mensuração, dos objetivos definidos, do juízo de valor e da negociação. Muitas ações avaliativas vivenciadas em contextos escolares atuais, mais especificadamente no ensino de ciências, acontecem há muitas décadas da mesma forma, e, como professores na atualidade, buscamos maneiras de romper com essas práticas. Ao final deste estudo, ao contrário do que pretendíamos, as dúvidas e as angústias permanecem; mas agora foi possível nos identificar enquanto estudante, professores e pesquisadores neste processo de avaliação, conscientes da gênese da avaliação no ensino de ciências, possibilitando a reflexão das nossas vivências e convenções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.