Avaliação

Contextos históricos, concepções e tradições no Ensino de Ciências

Autores

  • Jessica Pavao Antoniassi Universidade Estadual de Marigá - UEM
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2955

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Ciências, Fases da Avaliação, Ciência da educação

Resumo

Neste estudo, queremos compartilhar nossas dúvidas, angústias e concepções sobre a avaliação. A partir de uma análise dos contextos históricos, foi possível identificar algumas concepções e tradições da avaliação, bem como se materializam na sala de aula. O trabalho traz as principais características de quatro momentos históricos da avaliação: fase da mensuração, dos objetivos definidos, do juízo de valor e da negociação. Muitas ações avaliativas vivenciadas em contextos escolares atuais, mais especificadamente no ensino de ciências, acontecem há muitas décadas da mesma forma, e, como professores na atualidade, buscamos maneiras de romper com essas práticas. Ao final deste estudo, ao contrário do que pretendíamos, as dúvidas e as angústias permanecem; mas agora foi possível nos identificar enquanto estudante, professores e pesquisadores neste processo de avaliação, conscientes da gênese da avaliação no ensino de ciências, possibilitando a reflexão das nossas vivências e convenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Pavao Antoniassi, Universidade Estadual de Marigá - UEM

Bacharela e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Maringá (PQU/UEM) com destaque para o tema de alimentos funcionais. Doutora em Educação para a Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM) com ênfase em avaliação no Ensino de Ciências. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Atua como docente do Centro Educacional Axia e no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Coordena os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em Matemática e em Química na modalidade EaD do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC), em 1998. Mestre pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo (USP) em 2004. Doutor pela UPS em 2013. Atuou como como professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2004 e docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus, BA) de 2005 – 2008. Desde 2008 atua como docente na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Química. Em 2014, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), vindo a estar na coordenação do PPGECIMA de 2017 até os dias atuais. Atualmente é coordenador do projeto de Residência Pedagógica (Química/UFS), Coordenador Geral da RENOEN, Coordenador odo Polo Acadêmico RENOEN/UFS, Professor Associado III do DQI/UFS.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

ANTONIASSI, J. P.; WARTHA, E. J. Avaliação: Contextos históricos, concepções e tradições no Ensino de Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2955. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2955. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas