Paisagismo na Escola – Beleza, Saúde e Sabor
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.578Resumo
O presente projeto visa a transformar um espaço existente na Escola emum local agradável e acolhedor, utilizando-se de técnicas de paisagismo e
jardinagem para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais,
medicinais e temperos verdes. Estas servirão para embelezar o ambiente, dar mais sabor à merenda e poderão ser usadas em casos específicos pelos alunos (plantas medicinais). Os objetivos deste trabalho são: montar um jardim com plantas ornamentais e medicinais e uma horta de temperos; identificar processos de semeadura e cultivo; observar o desenvolvimento de um ser vivo; despertar o interesse pela pesquisa; valorizar o saber popular, a produção agrícola e o trabalho rural, e utilizar instrumentos e técnicas de reciclagem. A metodologia usada para desenvolver o presente projeto foi a seguinte: aula expositiva e dialogada sobre as plantas e suas utilidades; distribuição do projeto por tema (1º e 2º ano - plantas ornamentais; 3º ano - horta de temperos; 4° ano - plantas medicinais). A partir do momento que o projeto foi distribuído
por tema, cada turma adotou uma metodologia. Primeiro 2º e 3º anos:
montagem das sementeiras e plantio das sementes; escolha do local e
construção dos canteiros; transplante das mudas para os canteiros; manejo e cuidados com a horta e o jardim. Quarto e 5º ano: pesquisar quais as plantas medicinais utilizadas na família; pesquisar sobre a indicação destas; realizar a colheita e a secagem; confeccionar um livro sobre as plantas medicinais mais utilizadas na comunidade escolar e fazer canteiros de plantas medicinais na escola. Nosso projeto integrou recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa, que despertou no aluno um maior interesse sobre os temas trabalhados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença