O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL E EM PORTUGAL: ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO E DO CHAMADO 3º CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.512Resumo
O presente trabalho tem o propósito de comparar dois modelos de formação na área de ensino de ciências: o modelo utilizado nas séries finais do ensino fundamental no Brasil e o modelo utilizado no 3º ciclo do ensino básico em Portugal, os quais são equivalentes do ponto de vista da faixa etária dos estudantes (12-14 anos).Foram utilizados nesta pesquisa, os documentos base que organizam o Ensino nos dois países. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE) e as Orientações Gerais para o Ensino Fundamental de Nove Anos serviram de base para a análise proposta, bem como, a análise dos documentos com as orientações do Ministério da Educação do Brasil. Já em Portugal, recorreu-se aos documentos Organização Curricular e Programas do Ministério da Educação de Portugal, Lei de Bases do Sistema Educativo de Portugal (LBE), Metas Curriculares (MC) e as Orientações Curriculares (OC) para o 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença