A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES NA SALA REGULAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

Liliane Coll, Thais Grützmann, Rozane Alvez, Carmem Diehl

Resumo


Este estudo visa compreender qual a percepção dos alunos, de graduação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância- UFPEL, sobre a inclusão dos alunos com deficiencias na sala de aula regular.  Segundo a legislação brasileira, são considerada  pessoas com deficiências aquelas que tem impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que possam afetar sua participação na sociedade em igualdade de condições.  Foi proposto aos acadêmicos matriculados nos Eixos de Álgebra Funcional, Geometrias: Tratamento Analítico e Modelagem no primeiro semestre de 2016 a participação em um fórum específico sobre inclusão dos alunos deficientes na sala regular, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelo curso, o Moodle. Para análise das inserções dos fóruns foi utilizada a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007; MORAES, 2003). Constataram-se por meio de um estudo exploratório, de caso, a partir das escritas nos fóruns, duas categorias norteadoras: dos professores preparados e dos professores não preparados para trabalhar com as questões da inclusão. Observou-se que em ambas as categorias, de maneira geral, os discentes revelaram preocupação quanto a receberem nas salas regulares alunos deficiêntes. Foram, colocadas situações reais com preocupações pertinentes referente à falta de recursos físicos e humanos para trabalhar com as diferentes necessidades especials. Entre elas, a falta de material adequado, local próprio para atendimento, a garantia, prevista em lei, de um monitor e/ou professor, apto para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e a carência de capacitação docente. Destacam-se algumas inserções dos acadêmicos que relatam casos bem sucedidos da inclusão, onde existem docentes que de fato se preocupam em incluir o seu aluno deficiente. A relevância deste estudo reside na necessidade de uma discussão sobre o tema inclusão especialmente em espaços de formação docente. Faz-se necessário que o professor reflita sobre os desafios que irá encontrar em suas salas de aulas. Aventa-se que, enquanto formadores, emerge urgentemente uma necessidade de buscar novas práticas e formas de avaliação   diferenciada  que visem  atender esta clientela, objetivando  buscar caminhos alternativos  na prática pedagógica dos futuros docentes que realmente contribuam no  processo de aprendizagem dos  alunos com deficiência.


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