A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE DIALÓGICA JUNTO À REALIDADE ESCOLAR NA DOCÊNCIA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.499Resumo
Este texto é fruto de estudo investigativo de três professores pesquisadores sobre o trabalho docente praticado no Curso de Pedagogia a Distância- CLPD/UFPEL, buscando contextualizar a sua concepção e metodologia, que entendem seguir o espírito democrático republicano constitucional brasileiro. A formação inicial de professores para o ensino básico está detalhada nas linhas de sentido das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs vigentes para licenciaturas, que por sua vez, que se baseiam nos três pressupostos, constantes na CF/88 e na LDB/96 - formação humana integral, cidadania e preparação para o trabalho, busca educar crianças, jovens e adultos para participar da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, segura e sustentável. Este estudo embasou sua cientificidade na pedagogia problematizadora e popular de Paulo Freire e nas metodologias de pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Desta maneira, derivou seus procedimentos baseados no diálogo crítico entre professores e na construção de escrita colaborativa, partido dos dados advindos do material de ensino e avaliação. Na sua análise produziu reflexões, narrativas e posicionamentos a respeito da prática pedagógica curricular orientada pelo Projeto Político Pedagógico do curso, documento representativo da coordenação e demais docentes, que seguindo as DCNs se fundamentou na busca da interação entre pesquisa, ensino e extensão. Como resultados deste estudo destaca-se a importância de desenvolver o processo de formação continuada por meio de comunidades colaborativas aprendentes em sintonia com a formação inicial docente. No período abrangido, apesar de limites como frequentes mudanças de equipes, cronogramas rígidos e dificuldades de ritmos, não obstante, conseguiu-se aproximar a universidade das escolas parceiras, a educação com pesquisa, formação humana e profissional, estágio com currículo contemporâneo, realidade dinâmica construída em apropriação por seus sujeitos e transformação social, cultural e histórica, incluindo as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTICs. Concluímos que a educação a distância potencializada pela cibercultura permite a tessitura de redes cognitivas, superando limites espaço-temporais, pois não obriga que as relações sejam presenciais, nem sincrônicas, embora se utilize destas características para valorizar as culturas locais e promover novos saberes e aprendizagens que façam a diferença para a educação nacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença