O Modelo da Sala de Aula Invertida: Uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Modelos Flexíveis, Aprendizagem Ativa, Metodologias Ativas, Docentes

Resumo

O modelo da Sala de Aula Invertida abarca como uma possibilidade no processo de ensino e de aprendizagem e com o surgimento da Pandemia da Covid-19 se intensificou as reflexões por outras propostas no contexto educacional.  Com isso, esta pesquisa tem como objetivo refletir perante a percepção de docentes frente ao modelo da Sala de Aula Invertida como uma estratégia ativa no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa possui abordagem qualiquantitativa e foi delineada aos 132 docentes do Campus Pelotas - Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense com aplicação de um questionário pelo recurso do Google Forms com perguntas abertas e fechadas no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os resultados evidenciaram que esses docentes estão dispostos a implementar e a conhecer outras propostas no contexto educacional, possuem o entendimento frente ao Ensino Híbrido e especificamente ao modelo delineado. Apesar do retorno exíguo de participantes, considera-se esta pesquisa uma provocação a futuros estudos, pois se trata de uma temática contemporânea, relevante e de discussão crescente.

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Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Graduação em Fisioterapia na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil. Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense  Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

 

Emerson da Rosa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas - Visconde da Graça

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Campus Charqueadas, Rio Grande do Sul. Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas - Visconde da Graça

Doutora em Ciência da Computação  (UFRGS) e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul Câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Coordenadora da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE), Coordenadora da Rede e-Tec Brasil/IFSul e Coordenadora da Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação - CaVG/IFSul.

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Publicado

2021-05-19

Como Citar

Tomaschewski Bueno, M. B., da Rosa Rodrigues, E., & Giusti Moreira, M. I. (2021). O Modelo da Sala de Aula Invertida: Uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto. Revista Educar Mais, 5(3), 662–684. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383

Edição

Seção

Artigos