A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756

Palavras-chave:

Literature Review, Design-based Research, Teaching.

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar estudos relacionados ao ensino das Ciências da Natureza que utilizaram a Pesquisa Baseada em Design enquanto pressuposto teórico-metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando sua abordagem e, bibliográfica, considerando o procedimento utilizado. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC e no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e utilizados como descritores os termos “Pesquisa Baseada em Design” e “Design-based Research”. Encontrou-se doze estudos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca: sete artigos, quatro dissertações e uma tese. Após a leitura e análise dos estudos selecionados constatou-se que quatro referem-se ao ensino de Física, quatro referem-se ao ensino de Biologia, um refere-se ao ensino de Química e três abordam visões gerais sobre a PBD. Nesse sentido, percebe-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a PBD no ensino de Ciências da Natureza. No entanto, a expectativa é que mais pesquisadores utilizem este pressuposto teórico metodológico em prol do ensino, e em especial, do ensino de Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana

Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente curso mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana

Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana

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Publicado

2020-02-24

Como Citar

Tamiosso, R. T., & Pigatto, A. G. S. (2020). A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza. Revista Educar Mais, 4(1), 156-171. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756

Edição

Seção

Artigos