A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756

Palavras-chave:

Revisión Bibliográfica, Investigación Basada en el Diseño, Docencia.

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar estudos relacionados ao ensino das Ciências da Natureza que utilizaram a Pesquisa Baseada em Design enquanto pressuposto teórico-metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando sua abordagem e, bibliográfica, considerando o procedimento utilizado. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC e no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e utilizados como descritores os termos “Pesquisa Baseada em Design” e “Design-based Research”. Encontrou-se doze estudos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca: sete artigos, quatro dissertações e uma tese. Após a leitura e análise dos estudos selecionados constatou-se que quatro referem-se ao ensino de Física, quatro referem-se ao ensino de Biologia, um refere-se ao ensino de Química e três abordam visões gerais sobre a PBD. Nesse sentido, percebe-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a PBD no ensino de Ciências da Natureza. No entanto, a expectativa é que mais pesquisadores utilizem este pressuposto teórico metodológico em prol do ensino, e em especial, do ensino de Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Franciscana

Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente curso mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana

Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana

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Publicado

2020-02-24

Como Citar

Tamiosso, R. T., & Pigatto, A. G. S. (2020). A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza. Revista Educar Mais, 4(1), 156–171. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756

Edição

Seção

Artigos