A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza

Raquel Tusi Tamiosso, Aline Grohe Schirmer Pigatto

Resumo


A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar estudos relacionados ao ensino das Ciências da Natureza que utilizaram a Pesquisa Baseada em Design enquanto pressuposto teórico-metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando sua abordagem e, bibliográfica, considerando o procedimento utilizado. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC e no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e utilizados como descritores os termos “Pesquisa Baseada em Design” e “Design-based Research”. Encontrou-se doze estudos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca: sete artigos, quatro dissertações e uma tese. Após a leitura e análise dos estudos selecionados constatou-se que quatro referem-se ao ensino de Física, quatro referem-se ao ensino de Biologia, um refere-se ao ensino de Química e três abordam visões gerais sobre a PBD. Nesse sentido, percebe-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a PBD no ensino de Ciências da Natureza. No entanto, a expectativa é que mais pesquisadores utilizem este pressuposto teórico metodológico em prol do ensino, e em especial, do ensino de Ciências da Natureza.

Palavras-chave


Literature Review; Design-based Research; Teaching.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756

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