A Pesquisa Baseada em Design: mapeamento de estudos relacionados ao Ensino das Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.156-171.1756Palavras-chave:
Revisión Bibliográfica, Investigación Basada en el Diseño, Docencia.Resumo
A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de caracterizar estudos relacionados ao ensino das Ciências da Natureza que utilizaram a Pesquisa Baseada em Design enquanto pressuposto teórico-metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando sua abordagem e, bibliográfica, considerando o procedimento utilizado. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos CAPES/MEC e no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e utilizados como descritores os termos “Pesquisa Baseada em Design” e “Design-based Research”. Encontrou-se doze estudos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca: sete artigos, quatro dissertações e uma tese. Após a leitura e análise dos estudos selecionados constatou-se que quatro referem-se ao ensino de Física, quatro referem-se ao ensino de Biologia, um refere-se ao ensino de Química e três abordam visões gerais sobre a PBD. Nesse sentido, percebe-se que ainda são poucas as pesquisas que abordam a PBD no ensino de Ciências da Natureza. No entanto, a expectativa é que mais pesquisadores utilizem este pressuposto teórico metodológico em prol do ensino, e em especial, do ensino de Ciências da Natureza.Downloads
Referências
BATISTA, Carlos Alexandre dos Santos; SIQUEIRA, Maxwell. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 34, n. 3, p. 880-902, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/21757941.2017v34n3p880. Acesso em: 8 jan. 2019.
BATISTA, Carlos Alexandre; SIQUEIRA, Maxwell. Análise didática de uma atividade lúdica sobre a “instabilidade nuclear”. Revista Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 14, n. 1, p. 126-142, 2019. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/13242. Acesso em: 28 jan. 2019.
BITTENCOURT, Leylane; STRUCHINER, Miriam. A articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 159-176, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n1/1516-7313-ciedu-21-01-0159.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
BITTENCOURT, Leylane. A doação de sangue e o ensino de biologia: promovendo a sua articulação através das Tecnologias de Informação e Comunicação a partir da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: < http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/setembro_dezembro_2006.htm >. Acesso em: 05 dez. 2019.
BROWN, Ann Leslie. Design experiments: Theoretical and Methodological Challenges in Creating Complex Interventions in Classroom Settings. The Journal of the Learning Sciences, v. 2, n. 2, p. 141-178, 1992. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327809jls0202_2. Acesso em: 12 jan. 2019.
COLLINS, Allan. Towards a design science of education. In: E. Scanlon and T. O’Shea (eds). New directions in educational technology. Berlin: Springer, 1992.
COLLINS, Allan; JOSEPH, Diana; BIELACZYC, Katerine. Design research: Theoretical and methodological issues. The Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 15-42, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327809jls1301_2 Acesso em: 12 jan. 2019.
COSTA, Caetano; GALEMBECK, Eduardo. Estudos dirigidos inovadores para a aprendizagem significativa de bioquímica no curso de biologia: uma pesquisa baseada em design. Revista de Ensino de Bioquímica, Campinas, v. 15, n. 2, p. 75-103, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/5c881b96463a4e82872aa028c3a2b523 . Acesso: 8 jan. 2019.
DBR-COLLECTIVE. Design-Based Research: An Emerging Paradigm for Educational Inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5–8, janeiro, 2003. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X032001005>. Acesso em: 5 jan. 2019.
DRISOSTES, Carlos Aparecido Teles. Design iterativo de um micromundo com professores de matemática do ensino fundamental. São Paulo: PUC/SP, 2005. Dissertação, Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
KLEIN, Vanessa. Histórias em quadrinhos: uma alternativa pedagógica para o ensino de química. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Programa de pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, 2018.
KNEUBIL, Fabiano Botelho; PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em Design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/310. Acesso em: 5 fev. 2019.
LEFRANÇOIS, Guy. Teorias da aprendizagem: o que a velha senhora disse. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MAZZARDO, Mara Denise. et al. Design-based research: desafios nos contextos escolares. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, V, 2016, Porto – Portugal. Atas. v. 1. 2016. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/691. Acesso em: 02 abr. 2019.
MOURA, Sebastião. Da world wide web às partículas elementares: sequência didática baseada no método DBR-TLS com vistas à alfabetização científica e técnica. (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém – PA, 2016.
NICOLAU JUNIOR, Jorge. Estrutura didática baseada em Fluxo: Relatividade Restrita para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Teresa et al. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educar em Revista, Curitiba, v. 25, n. 34, p. 19-33, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16506. Acesso em: 20 jan. 2019.
PEREIRA, Miler. História da ciência no Ensino Médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal. Tese (Doutorado em Ciências na área de Biologia/Genética) – Institudo de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
RAMOS, Paula; GIANELLA, Taís Rabetti; STRUCHINER, Miriam. A pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v. 3, n. 1, p. 77-102, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38016 Acesso em: 7 jan. 2019.
REEVES, Thomas. Socially responsible educational research. Educational Technology, v. 40, n. 6, p. 19-28, 2000.
SILVA, Yasmin Alves dos Reis. Aceleradores e detectores de partículas no Ensino Médio: uma sequência de Ensino-Aprendizagem. 2017. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências) – Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus – BA, 2017.
WANG, Feng; HANNAFIN, Michael. Design-Based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 4, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504682#citeas. Acesso em: 15 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.