As diferenças étnico-raciais no currículo da escola: análise intercultural crítica e decolonial
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.109-119.1698Palavras-chave:
Currículo, Interculturalidade crítica, Decolonialidade.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar como se dá a discussão das relações étnico-raciais em escolas avaliadas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Inscreve-se na interculturalidade crítica e na perspectiva decolonial, campos teóricos que questionam os processos de hierarquização e subalternização baseados na racialização dos seres humanos. Para a produção dos dados, foram entrevistados professores de escolas básicas com baixo IDEB de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicaram que todos os professores reconhecem a existência do racismo, a necessidade de superá-lo e a importância de fazer a discussão das relações étnico-raciais no currículo; portanto, há potência intercultural crítica e decolonial em suas reflexões.Downloads
Referências
AKKARI Abdeljalil; SANTIAGO, Mylene Cristina. Diferenças na educação: do preconceito ao reconhecimento. Revista Teias, v. 16, n. 40, p. 28-41, 2015.
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46 n.161 p. 803-820 jul./set. 2016.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Revista Currículo Sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
CARVALHO, Carlos Roberto de; PLETSH. Entrevista por uma escola que reconheça as diferentes culturas presentes em seu contexto. Revista Teias, v. 12, n. 24, p. 279-284, jan./abr. 2011.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (editores). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MOREIRA, Antônio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução, In: MOREIRA, Antônio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011, p. 7-37.
OLIVÊNCIA, Juan José Leiva. Princípios pedagógicos de la educaión para la convivência intercultural. In: OLIVENCIA, Juan José Leiva y LÓPEZ, Raquel Barrero (coords.). Interculturalidad y escuela: perspectivas pedagógicas em la consctrucción comunitária de la escuela intercultural. São Paulo: Cortez, 2016. p. 4-66.
PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
PAVAN, Ruth; BACKES, José Licínio. O processo de (des)proletarização do professor da educação básica. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 2, p. 35-58, 2016.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (editores). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar 2007, p. 93-126.
QU?ANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 227-278.
RAMOS, Auara Helena. O lugar da diferença no currículo de educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2011.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação Intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In. VIAÑA, Jorge; TAPIAS, Luis; WALSH, Catherine (Orgs.). Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz – Bolívia, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010. p. 75-96.
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: Prácticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença