Solução baseada em Web para Visualização de Informações no Contexto da IoT
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.28-37.1610Palavras-chave:
Visualização de Informações, Internet of Things, Ferramentas WebResumo
A Internet of Things (IoT) traz consigo o conceito de conectividade para uma vasta gama de dispositivos e objetos, permitindo assim que estes possam ser remotamente controlados e monitorados. Nos últimos anos, a IoT se consolidou como um dos tópicos que mais cresce na área da computação, seja no âmbito acadêmico ou na indústria. Dentre os diferentes tópicos investigados na IoT está a construção de técnicas de visualização de informações a partir da massa de dados gerada pelos diferentes dispositivos que constituem a rede. No âmbito da IoT, o emprego de técnicas de visualização da informação se tornam fundamentais, uma vez que são um dos caminhos para análise e raciocínio sobre os dados aferidos pelos dispositivos permitindo, por exemplo, identificar gargalos em cadeias de suprimento ou predizer falhas em equipamentos. Por outro lado, um número significativo de iniciativas e experimentações em IoT nascem com o desenvolvimento de protótipos por pequenos grupos de pesquisa acadêmicos ou entusiastas da área. Dessa forma, e comum que a etapa de visualização das informações oriundas das aplicações desenvolvidas seja um fator de dificuldade por três motivos principais: (i) implementar técnicas de visualização do zero pode ser complexo e, consequentemente, demorado; (ii) muitas vezes as equipes que estão propondo uma determinada solução em IoT n ao possuem humanos habilitados para o desenvolvimento de visualizações; e (iii) as soluções disponíveis ou são pagas, ou exigem uma curva de aprendizado considerável, o que também aumenta a complexidade no desenvolvimento. Considerando o cenário exposto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta Web simples e aberta para visualização de informações no contexto da IoT. De forma geral, essa ferramenta deverá ter a capacidade de obter dados de dispositivos IoT por meio de protocolos padronizados como, por exemplo, o Message Queuing Telemetry Transport (MQTT), Constrained Application Protocol (CoAP) e Serviços Web. A partir daí disponibilizar ao usuário uma interface amigável e intuitiva para a configuração e exibição de visualizações a partir dos dados coletados dos dispositivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.