Sistema de Apoio ao Gerenciamento de Configuração dos Laboratórios de Informática do IFSul Campus Charqueadas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.17-27.1609Palavras-chave:
Gerenciamento dos Serviços de Tecnologia da Informação, ITIL, Gerenciamento de Configuração, OCS Inventory, Laboratórios de InformáticaResumo
As organizações estão usando cada vez mais a tecnologia diante da competitividade nos mercados em que atuam. Nesse contexto, a indisponibilidade dos serviços ofertados afeta a imagem da organização, além de prejuízos financeiros. A partir de interações realizadas com o setor de Tecnologia da Informação (TI) do IFSul Câmpus Charqueadas, constatou-se que este não possui uma ferramenta automatizada para auxiliar na gestão dos laboratórios de informática, tornando as rotinas de manutenção preventiva e corretiva propensas a falhas humanas, por serem tratadas manualmente. Sendo assim, o objetivo deste projeto e desenvolver um sistema Web de apoio a Gestão de TI para os laboratórios de Informática da instituição, que atualmente são 12 laboratórios, totalizando 220 computadores, que atendem aproximadamente 1000 alunos de nível médio, técnico, superior, pós-graduação e mestrado. A metodologia para este trabalho envolveu atividades como o estudo dos padrões e melhores práticas relacionados à gestão de TI, tendo como base teórica o capítulo de Gerenciamento de Configuração do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), além de reuniões para levantamento de requisitos junto a equipe de TI para investigação de ferramentas de suporte ao desenvolvimento da solução proposta, implementação de uma prova de conceito, e validação dos testes. A solução proposta dispõe de dois módulos principais: (i) o modulo automatizado que utiliza à ferramenta Open-Source intitulada como Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory), responsável por fazer a coleta e armazenamento das informações dos computadores; (ii) e o módulo Web capaz de ler a base de dados gerada pelo OCS, oferecendo um conjunto de funcionalidades que auxiliam a equipe de TI na visualização de informações e no suporte a tomada de decisões, como relatórios de hardware, software, notificações e representação gráfica dos laboratórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença