Desenvolvimento Profissional e Educação Especial

Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos

Resumo


Esta pesquisa aborda a construção do desenvolvimento profissional dos professores, assim como as formações e as experiências inclusivas que os transformaram em professores da Educação Especial e Inclusiva, a partir de narrativas de professoras da Educação Básica. Estudo de cunho qualitativo, que a partir do processo de análise identificam-se quatro dimensões as quais apresentam as possibilidades e os caminhos encontrados. A primeira indica os diálogos e as reflexões sobre a iniciação profissional e as motivações para a escolha. A segunda revela os diálogos e reflexões sobre a formação e a experiência profissional, que implicam um investimento pessoal, com vistas à construção de uma identidade, que é também profissional. A terceira traz os diálogos e reflexões sobre a educação especial e inclusiva e o desenvolvimento profissional, sendo necessário propor alternativas inclusivas para a educação e não apenas para as escolas.  A quarta e última, remete aos diálogos e reflexões sobre as transformações profissionais, e nesse sentido, compreendeu-se que a formação do professor é um processo que ocupará toda sua permanência profissional.


Palavras-chave


Desenvolvimento Profissional de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.305-316.1567

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