Interruption as a crisis. Discourse and practices of progressive education
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.282-296.1550Palavras-chave:
etnografia institucional, práticas educacionais, transformação da escolarizaçãoResumo
A pedagogia Jena-Plan tem um impacto particular nas práticas educacionais nas escolas do século XXI. As práticas educacionais de escolarização e ensino nas escolas primárias alemãs são orientadas pela individualização, autoavaliação, posicionamento descentralizado do professor, tarefas de resolução de problemas e autorreflexão e, ao mesmo tempo, por uma estimativa de coletividade processada ao longo da aprendizagem entre pares e o ensaio da democracia. Essas várias práticas podem ser rastreadas até uma genealogia e às ideias da Educação Progressista do início do século XX. Embora posicionada como um discurso marginalizado no século XX, a Educação Progressista hoje em dia pode ser vista como a resposta para os problemas sociais atuais e espera-se que corresponda bem aos desafios reais da escola. A instituição enfrenta diversidade de contextos culturais e sociais de seus alunos, e expectativas de chances justas e iguais de aprendizado em um mundo globalizado, e, portanto, competitivo e marcado. O artigo apresenta trechos de um estudo etnográfico de uma escola primária sócio problemática do centro da cidade, onde o conceito e as ideias da Educação Progressista e, em particular, de Peter Petersen foram renovados para abrir possibilidades de aprendizagem, educação e Bildung em toda a instituição.
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