A formação docente em Ciências Naturais e o papel do professor-tutor: um panorama das ações formativas no estado do Pará

Sebastião Rodrigues-Moura, Waléria Pereira Monteiro Corrêa, Zenaíde dos Santos Lopes

Resumo


O acesso aos cursos superiores no Brasil, principalmente nas licenciaturas, vem ganhando espaço e destaque na modalidade à distância, por aspectos socioeconômicos que são levados em consideração pelos estudantes. Nesse cenário, abordamos nesta pesquisa o cenário formativo no estado do Pará, em especial ao curso de ciências naturais e o papel do professor-tutor, com vistas a analisar os aspectos da formação docente em ciências naturais nas instituições de ensino superior no estado e a atuação do professor-tutor neste processo. Em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a pesquisa exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto aos procedimentos para que identificássemos indicadores da investigação. Os resultados aportaram-se em duas dimensões: o primeiro discorre sobre o cenário paraense para a formação de professores e em outro argumenta o papel importante do professor-tutor que acompanha o estudante do curso de ciências naturais em todo o processo de ensino-aprendizagem, garantindo e primando pela qualidade nos estudos em espaços virtuais. Portanto, os dados analisados apontam para os indicadores do processo de formação à distância no estado e o destaque do papel do professor-tutor com aspectos de mediação pedagógica.

Palavras-chave


Educação à distância; Cenário formativo; Ciências naturais; Professor-tutor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.109-119.1410

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