O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Cristiano da Silva Buss Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul. Câmpus Pelotas – Visconde da Graça. http://orcid.org/0000-0001-5164-8016
  • Luiz Fernando Mackedanz Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Instituto de Matemática, Estatística e Física. http://orcid.org/0000-0002-0138-0119

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.122-131.481

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Aula Expositiva, Projetos de Aprendizagem, Ensino Através de Projetos

Resumo

O presente artigo tem a intenção de levantar elementos importantes a respeito da metodologia didática envolvendo o ensino através de projetos. O texto irá ilustrar que o uso da aula expositiva tradicional é hegemônico em nossos estabelecimentos de ensino e tem sido alvo de duras críticas pelos defensores de técnicas pedagógicas ditas inovadoras. Mostraremos que tal método deve ser repensado toda vez que sua utilização acarretar em um distanciamento do diálogo educativo entre professor e alunos. Para contornar essa situação, o ensino através de projetos surge como uma via didática que pode reestabelecer o ambiente escolar, aproximando docentes e discentes da responsabilidade de ensinar e aprender. Tal metodologia coloca o professor como coordenador das ações didáticas, oportunizando situações onde o aprendiz torna-se o responsável pela sua própria aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

BUSS, C. da S.; MACKEDANZ, L. F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 122–131, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.122-131.481. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/481. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas