Las contribuciones de los agentes conversacionales en la enseñanza y el aprendizaje de la física: revisión de la literatura

Autores/as

  • Kátia Martins Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-0963-888X
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Patrícia Fernanda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0001-9408-0387

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2607

Palabras clave:

Chatbot, Física, Educación, Escuela secundaria, Aprendizagem

Resumen

El artículo aborda las aportaciones del agente conversacional / chatbot / tutor virtual en la enseñanza y aprendizaje de los contenidos de Física. El chatbot es un programa que simula un diálogo entre un hombre y un robot en lenguaje natural. La investigación bibliográfica incluye estudios internacionales y nacionales, mediados por la búsqueda de palabras clave: (chatbot, educación, bachillerato, física); con un marco temporal 2016-2020, se utilizaron 08 artículos que contemplan los criterios de inclusión. Los beneficios para el aprendizaje son: establecimiento de una metodología de enseñanza activa, proponiendo otro “espacio virtual” para recibir retroalimentación; capacidad para simular experimentos, proporcionando una alternativa a la escasez de laboratorios de ciencias. El agente conversacional, comparado con otros métodos pedagógicos, resulta superior a leer un libro sobre los mismos contenidos, en momentos iguales. La evolución en el aprendizaje fue equivalente en las investigaciones que relacionan al tutor virtual y los tutores humanos, predominando los tutores humanos en situaciones de aclaración de dudas.

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Biografía del autor/a

Kátia Martins Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRGS (2004). Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela ESP/RS (2005-2007). Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo IFRS (2018) com a pesquisa - A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental: a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de Canoas-RS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE da UFRGS. Professora dos anos finais no Ensino Fundamental no município de Canoas-RS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos, aprendizagem experiencial, metodologias ativas e mobile learning. Desenvolve também atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes de Computadores. https://orcid.org/0000-0002-5669-588X 

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente desenvolve atividades de pós-doutorado no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática. Atua como professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e professora Substituta de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). https://orcid.org/0000-0001-9408-0387

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Publicado

2021-10-26

Cómo citar

Martins Soares, K., Rockenbach Tarouco, L. M. ., & Silva, P. F. da. (2021). Las contribuciones de los agentes conversacionales en la enseñanza y el aprendizaje de la física: revisión de la literatura. Educar Mais, 5(5), 1313–1329. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2607

Número

Sección

Artículos