Metacognición y sus 50 años: breve historia de la evolución del concepto

Autores/as

  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Nancy Nazareth Gatzke Corrêa Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2063

Palabras clave:

Metacognición, Dominios metacognitivos, Experiencia metacognitiva

Resumen

Los estudios sobre metacognición han avanzado en las últimas décadas, sin embargo, aún no existe un cuerpo teórico amplio capaz de cubrir las especificidades que se pueden establecer. Esta observación nos llevó a hacer una breve historia de la introducción del término “metacognición”, presentando la posibilidad de definir su uso vinculado a intervenciones didácticas en el campo educativo. Para ello, el texto discute el origen del término; apunta a una posible institución de componentes para su conceptualización basada en entendimientos consensuados; elabora un mapa de dominios metacognitivos y asume la reflexión metacognitiva como la expresión que vincula los componentes metacognitivos.

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Biografía del autor/a

Cleci Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Matemática-com habilitação em Física (Universidade de Passo Fundo - 1989); Especialização em Educação Matemática (UPF - 1991); Especialização em Ensino de Física (UPF - 1992); Mestrado em Educação (UPF - 2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011). Atuou de 1990 a 2000 como professora de Física no Ensino Médio e desde 1993 é professora titular da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo, ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente as relacionadas ao Ensino de Física/Ciências e Estágio Supervisionado. Atualmente é coordenadora de Área no PIBID/Capes/Física e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UPF. Pesquisadora na área de Ensino de Física / Educação Cientifica e Tecnológica, investigando temas associados ao Laboratório didático de Física/Ciências nos diferentes níveis de ensino (atividades experimentais em Física); uso da metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física (aprender a aprender); ensino de Ciências (Física) nos anos iniciais do ensino fundamental; Robótica educacional Livre. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais; integra o corpo editorial da Editora UPF; e, é representante do Iceg no Conselho Universitário - Consun, integrando a Câmara de Graduação.

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR. Docente da SEED, governo do Estado do Paraná.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR. Com o apoio do CNPq.

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Publicado

2020-10-22

Cómo citar

da Rosa, C. W., Corrêa, N. N. G. ., Passos, M. M. ., & Arruda, S. de M. . (2020). Metacognición y sus 50 años: breve historia de la evolución del concepto. Educar Mais, 4(3), 703–721. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2063

Número

Sección

Artículos