HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MANEJO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.714Abstract
A agricultura convencional destaca-se como uma das atividades mais impactantes ao meio ambiente. O presente trabalho conta com pesquisa bibliográfica de campo sobre técnicas sustentáveis utilizadas na produção de hortaliças, com a intenção de aplicá-las na Horta da Escola Estadual Deputado Adão Pretto. Iniciou-se com a análise, adubação e manejo do solo, em seguida plantio de hortaliças, através do estudo da época de plantio, das especificidades e com a valorização da cultura e do saber da comunidade local. A partir da interação com a comunidade, resgatou-se técnicas milenares e de princípios ecológicos: calendário lunar, armadilhas construídas em materiais recicláveis, utilização de plantas com função de controle biológico e estudo sobre plantas companheiras, antagônicas e indicadoras. Realizou-se o plantio e a colheita de hortaliças, sendo acrescentadas à merenda da escola. Todo o projeto foca na produção orgânica e na aproximação com a ecologia, com respeito ao conhecimento e à vida. Durante a V Feira Regional de Ciências, Matemática e Mais Saberes, os alunos utilizarão, para a apresentação, cartazes, banners, amostras do solo da horta da escola (com destaque para os horizontes), amostra das armadilhas ecológicas desenvolvidas e relatório com fotografia do trabalho realizado pelos autores do projeto com crianças das escolas municipais que integram a comunidade escolar, visando difundir os princípios da agricultura orgânica e de base ecológica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.