Trilha Periódica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.586Abstract
O Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, com a finalidade doincentivo científico aos seus alunos, realiza anualmente uma Feira de Ciências. Na edição deste ano, foi proposto em sala de aula, pela professora de Química aos alunos do primeiro ano do ensino médio politécnico, que fosse feita uma pesquisa sobre a história, evolução e atualidade da tabela periódica. Após a mesma, teríamos que propor uma maneira “diferente” de ensinar Química. Com a realização do trabalho, analisamos que de forma lúdica a Química se torna mais divertida e interessante. Desta forma, optamos pela utilização de jogos lúdicos como um meio facilitador no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O jogo escolhido foi uma trilha periódica para que fosse possível identificar os elementos através de seus símbolos, podendo assim ter conhecimento de cada um, bem como identificar os grupos e famílias através da diferença de cores propostas no jogo. Essas cores foram escolhidas de
acordo com a tabela periódica do livro didático utilizado em sala de aula. Para a confecção da trilha foi utilizado materiais de baixo custo como EVA e tecido TNT, sendo montada seguindo a ordem crescente dos números atômicos dos elementos. Através dos resultados obtidos, foi possível entender a importância da utilização do jogo no processo educativo como instrumento para facilitar a integração dos participantes. Notou-se que o jogo pode ser utilizado como ferramenta fundamental para o ensino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.