A presença de alunos bolivianos em uma escola do brasil sob a perspectiva da interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.96-108.1697

Palavras-chave:

Diferença, Interculturalidade, Fronteira.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a percepção de professores de uma escola situada na fronteira Brasil-Bolívia, sobre a diferença linguística dos alunos bolivianos e, sobretudo, se há indícios de que os professores se aproximam de alguma forma da interculturalidade. O campo de análise é a educação intercultural, segundo a qual as diferenças culturais não precisam ser vistas como obstáculos para a aprendizagem, mas como uma riqueza. Para a produção dos dados, os professores da escola foram entrevistados. Observou-se que a maioria dos professores entrevistados percebe a diferença linguística como algo que dificulta a aprendizagem dos alunos bolivianos e que, à medida que os alunos bolivianos aprendem a língua portuguesa, vão conseguindo acompanhar as aulas e os conteúdos.

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Biografia do Autor

Luis Manoel Bezerra, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professor da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul.

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado da mesma instituição. É editor da Série-Estudos.  É Bolsista Produtividade – CNPq.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Bezerra, L. M., & Backes, J. L. (2019). A presença de alunos bolivianos em uma escola do brasil sob a perspectiva da interculturalidade. Revista Educar Mais, 4(1), 96–108. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.96-108.1697

Edição

Seção

Artigos