RESGATE DA CULTURA RURAL NA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.707Resumo
O trabalho foi realizado com 15 alunos do 9º ano, com o propósito de desenvolver as aulas teóricas de Técnicas Agrícolas em Práticas Agrícolas, procurando a parceria dos pais dos alunos, tendo as atividades rurais na realidade em suas localidades. Proporcionar e buscar o interesse do aluno nas práticas rurais do campo para nossa escola e para vida dos nossos alunos e o amor pela cultura do campo que hoje esta cada vez mais abandonada pelo jovem. Este projeto foi desenvolvido através de reuniões com os pais e comunidade possibilitando as visitações nas suas propriedades; foi produzido um diário de bordo e um portfólio/acompanhamento de vacinação e marcação de gado, ordenha de vaca de leite, aprendemos a fazer queijo, plantio de aveia e azevem, plantio e produção na horta, nascimento de pintos, cordeiros, leitões, bezerros, carpas em açude, construção de um calendário de vacinas para os animais e conhecimento de doenças a serem prevenidas e confecção de uma maquete. Os resultados alcançados foram satisfatórios, despertou o interesse dos jovens pelo trabalho do campo dando continuidade inclusive nas suas casas. Aprendemos, construímos conhecemos práticas rurais que somaram na vida dos alunos e de todos que participaram. Este trabalho contribuiu de forma decisiva na ampliação da aprendizagem e troca de experiências, permitindo levar ao aluno satisfação de forma significativa, empenhando estes para um desafio no campo das práticas diárias da vida rural, e como educadora estou inserida neste percurso, procurando levar novos sentidos a disciplina, procurando fazer um trabalho de sensibilização. As Práticas Agrícolas nas escolas rurais devem proporcionar o estímulo aos seus alunos, que moram no campo e muitas vezes não são incentivados a continuar esta cultura. No entanto, é preciso despertar o conhecimento e resgatar nos alunos o amor pela terra e tudo o que ela tem para oferecer seja em Agricultura ou Pecuária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença