RESGATE DA CULTURA RURAL NA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.707Resumo
O trabalho foi realizado com 15 alunos do 9º ano, com o propósito de desenvolver as aulas teóricas de Técnicas Agrícolas em Práticas Agrícolas, procurando a parceria dos pais dos alunos, tendo as atividades rurais na realidade em suas localidades. Proporcionar e buscar o interesse do aluno nas práticas rurais do campo para nossa escola e para vida dos nossos alunos e o amor pela cultura do campo que hoje esta cada vez mais abandonada pelo jovem. Este projeto foi desenvolvido através de reuniões com os pais e comunidade possibilitando as visitações nas suas propriedades; foi produzido um diário de bordo e um portfólio/acompanhamento de vacinação e marcação de gado, ordenha de vaca de leite, aprendemos a fazer queijo, plantio de aveia e azevem, plantio e produção na horta, nascimento de pintos, cordeiros, leitões, bezerros, carpas em açude, construção de um calendário de vacinas para os animais e conhecimento de doenças a serem prevenidas e confecção de uma maquete. Os resultados alcançados foram satisfatórios, despertou o interesse dos jovens pelo trabalho do campo dando continuidade inclusive nas suas casas. Aprendemos, construímos conhecemos práticas rurais que somaram na vida dos alunos e de todos que participaram. Este trabalho contribuiu de forma decisiva na ampliação da aprendizagem e troca de experiências, permitindo levar ao aluno satisfação de forma significativa, empenhando estes para um desafio no campo das práticas diárias da vida rural, e como educadora estou inserida neste percurso, procurando levar novos sentidos a disciplina, procurando fazer um trabalho de sensibilização. As Práticas Agrícolas nas escolas rurais devem proporcionar o estímulo aos seus alunos, que moram no campo e muitas vezes não são incentivados a continuar esta cultura. No entanto, é preciso despertar o conhecimento e resgatar nos alunos o amor pela terra e tudo o que ela tem para oferecer seja em Agricultura ou Pecuária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.