ESTE MAR É MEU
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.680Resumo
A investigação a cerca dos pescadores artesanais do litoral Médio - Palmares do Sul, distrito de Quintão; os cuidados com a preservação das espécies favorecem a sensibilização dos atores sociais (pescadores) com o futuro. Este estudo tem como objetivo relacionar as espécies de peixes marinhos, o seu consumo, bem como sua relação com o meio. A investigação durante o desenvolvimento deste projeto sobre os tipos de pesca, malhas de rede, o cuidado com o pescador, fonte de renda, a fiscalização da pesca, estímulo ao artesanato com escamas de peixes, a reutilização de resíduos da pesca como forma de preservação ambiental, a investigação da qualidade da água do mar em Quintão, distrito do município de Palmares do Sul, a influência direta na produtividade e preservação da fauna marinha com a qualidade da água e incidência direta de raios solares (águas claras e ou turvas do mar), impacto da prática de esportes náuticos no habitat marinho, evidências das mudanças das correntes marinhas a partir descongelamento das geleiras, despoluição marinha (específica de plásticos) as práticas utilizadas atualmente e as mais variadas formas utilizadas na culinária com frutos do mar. É o início de uma grande caminhada, um desafio para a preservação da espécie humana pelo ponto de vista do mar como fonte de alimento respeitando a sustentabilidade e a sua forma de utilização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.