Vacinas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.655Resumo
Sendo de interesse dos alunos, o tema central escolhido para a
realização deste trabalho foi “Saúde é prevenção”, onde foi abordado o assunto sobre vacinas. O tema foi debatido a partir do surgimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.
O desenvolvimento do aluno nesse tipo de experiência de trabalho partiu de
situações do seu dia a dia e da necessidade de obter mais informações para a construção de conhecimento mais amplo sobre o assunto.
Coube à professora intervir com incentivos e proporcionar condições
para que todos participassem manifestando suas ideias. Realizaram-se então atividades de complementação. Após terem todos os dados necessários, os alunos desenvolveram várias atividades. Ao longo do trabalho reconheceram que para uma pessoa ter uma boa saúde depende dos primeiros cuidados que são tomados desde o nascimento, como as vacinas que são usadas para evitar o aparecimento de doenças ou diminuir os efeitos delas. As mesmas obrigam o organismo a produzir defesas que são chamadas de anticorpos, contra micróbios ou vírus, e cada vacina serve para uma determinada doença.
À medida que o tempo passa os pais devem passar a seus filhos
orientações básicas, por exemplo, de como prevenir gripe, seja qual tipo for. No caso foi trabalhado sobre a gripe A, as quais a cada ano surgem novos casos, sendo recomendado em caso de suspeitas procurar o serviço de saúde mais próximo e quando diagnosticada por médico a síndrome gripal, o mesmo passará orientações ao paciente, que será tratado com o medicamento comercialmente conhecido como Tamiflu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.