Bagunçando, Aprendendo e Ensinando II.
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.626Resumo
BAGUNÇANDO, APRENDENDO E ENSINANDO II é a sequência do
trabalho produzido no ano 2011 com a mesma turma de alunos. Também
chamado de Bagunçando, Aprendendo e Ensinando, propunha motivação para a aprendizagem. Evidentemente que a construção de conceitos foi privilegiada, mas a meta era desencadear a primeira etapa da construção do conhecimento: o vínculo.
Como o saber é um processo em espiral, continuo, dialético e
interdisciplinar, elaboramos um novo trabalho que desse conta de algumas angústias tanto por parte dos alunos como dos professores. A meta era formular hipóteses que dessem conta da competência e habilidades em sala de aula, já previstas na Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB); e que a prática pedagógica girasse em torno da aprendizagem significativa. Na primeira parte do trabalho os alunos definiram o que significa competência e habilidades. Qual a função do aluno? Qual o papel do professor? Qual a função da escola no contexto atual? Que instrumento mediador poderá dar conta da construção de competência e habilidades e que seja desafiador e que instigue a investigação, a formulação de hipóteses e discussões?
Na segunda etapa propôs-se, como desencadeador do processo do
saber, o método de investigação chamado “via resolução-de-problemas”. Nele os alunos partem de desafios significativos (real) desencadeando a
curiosidade, o interesse e, principalmente, a necessidade de pesquisa para a solução do problema proposto. Em síntese, parte-se do desafio (situação problema real) e, durante o processo de organização do trabalho, o professor interfere com os conceitos (conteúdos) específicos que deem conta da lacuna cognitiva do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.