Trilha Periódica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.586Resumo
O Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, com a finalidade doincentivo científico aos seus alunos, realiza anualmente uma Feira de Ciências. Na edição deste ano, foi proposto em sala de aula, pela professora de Química aos alunos do primeiro ano do ensino médio politécnico, que fosse feita uma pesquisa sobre a história, evolução e atualidade da tabela periódica. Após a mesma, teríamos que propor uma maneira “diferente” de ensinar Química. Com a realização do trabalho, analisamos que de forma lúdica a Química se torna mais divertida e interessante. Desta forma, optamos pela utilização de jogos lúdicos como um meio facilitador no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O jogo escolhido foi uma trilha periódica para que fosse possível identificar os elementos através de seus símbolos, podendo assim ter conhecimento de cada um, bem como identificar os grupos e famílias através da diferença de cores propostas no jogo. Essas cores foram escolhidas de
acordo com a tabela periódica do livro didático utilizado em sala de aula. Para a confecção da trilha foi utilizado materiais de baixo custo como EVA e tecido TNT, sendo montada seguindo a ordem crescente dos números atômicos dos elementos. Através dos resultados obtidos, foi possível entender a importância da utilização do jogo no processo educativo como instrumento para facilitar a integração dos participantes. Notou-se que o jogo pode ser utilizado como ferramenta fundamental para o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.