Três visões diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3332

Palavras-chave:

Aprendizado, Professor, Multiplicação, Ábaco, China, Japonês

Resumo

O objetivo desta pesquisa é aplicar três formas diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente; fornecer soluções para o problema de aprender a tabuada, partindo do fato de que a mudança deve partir da mudança de perspectiva do professor, que deve buscar outras opções para que o menino e a menina se adaptem e incorporem em sua linguagem simbólica, investigando como aprender. A atualização das estratégias faz um clamor dentro da educação e mais na área da matemática, estar atualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morely Coromoto Bullones García, Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado (UCLA)

Venezolana. Profesora activa de la Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado (UCLA), Venezuela. Magíster en Matemáticas Mención Enseñanza de las Matemáticas (UPEL-IPB, Barquisimeto). Licenciado en Ciencias Matemáticas (UCLA). Más de 19 años en la docencia universitaria de las matemáticas. https://orcid.org/0009-0006-8882-2819 Correo electrónico: bullonesmorely@gmail.com

Referências

BARBA, María, ANDONEGUI, Martín. Estrategias aplicables al proceso de enseñanza metodológica aplicable al proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática. Trabajo no publicado. Barquisimeto: Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Departamento de Matemática, 1992.

DÍAZ, Frida; HERNÁNDEZ, Gerardo. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: Una interpretación constructivista. México: McGraw-Hill, 1998.

GONZÁLEZ, Freddy. La enseñanza de la matemática: Proposiciones didácticas. Temas de Educación matemática. Maracay: IMPREUPEL, 1997.

PERELMAN, Yakov. Aritmética recreativa. Enigmas y maravillas del mundo de los números. Bogotá: Ediciones Universales Graficas Modernas, 2007.

VIVENES, José. Matemática. Aprendizaje y evaluación. Mérida: Alfa, 1993.

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Bullones García, M. C. (2023). Três visões diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente . Revista Educar Mais, 7, 474–488. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3332

Edição

Seção

Artigos