Três visões diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3332Palavras-chave:
Aprendizado, Professor, Multiplicação, Ábaco, China, JaponêsResumo
O objetivo desta pesquisa é aplicar três formas diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente; fornecer soluções para o problema de aprender a tabuada, partindo do fato de que a mudança deve partir da mudança de perspectiva do professor, que deve buscar outras opções para que o menino e a menina se adaptem e incorporem em sua linguagem simbólica, investigando como aprender. A atualização das estratégias faz um clamor dentro da educação e mais na área da matemática, estar atualizado.
Downloads
Referências
BARBA, María, ANDONEGUI, Martín. Estrategias aplicables al proceso de enseñanza metodológica aplicable al proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática. Trabajo no publicado. Barquisimeto: Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Departamento de Matemática, 1992.
DÍAZ, Frida; HERNÁNDEZ, Gerardo. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: Una interpretación constructivista. México: McGraw-Hill, 1998.
GONZÁLEZ, Freddy. La enseñanza de la matemática: Proposiciones didácticas. Temas de Educación matemática. Maracay: IMPREUPEL, 1997.
PERELMAN, Yakov. Aritmética recreativa. Enigmas y maravillas del mundo de los números. Bogotá: Ediciones Universales Graficas Modernas, 2007.
VIVENES, José. Matemática. Aprendizaje y evaluación. Mérida: Alfa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Morely Coromoto Bullones García
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.