As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da Física: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2607

Palavras-chave:

Chatbot, Física, Educação, Ensino Médio, Aprendizagem

Resumo

O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo  os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas.

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Biografia do Autor

Kátia Martins Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRGS (2004). Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela ESP/RS (2005-2007). Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo IFRS (2018) com a pesquisa - A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental: a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de Canoas-RS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE da UFRGS. Professora dos anos finais no Ensino Fundamental no município de Canoas-RS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos, aprendizagem experiencial, metodologias ativas e mobile learning. Desenvolve também atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes de Computadores. https://orcid.org/0000-0002-5669-588X 

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente desenvolve atividades de pós-doutorado no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática. Atua como professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e professora Substituta de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). https://orcid.org/0000-0001-9408-0387

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Martins Soares, K., Rockenbach Tarouco, L. M. ., & Silva, P. F. da. (2021). As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da Física: uma revisão de literatura . Revista Educar Mais, 5(5), 1313-1329. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2607

Edição

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Artigos