Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações

Autores

  • Cicero Gularte Scaglioni Unipampa - Campus Bagé
  • Bruna Andrieli Ilha Pereira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Tobias de Medeiros Rodrigues Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Ivo Leite Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Pedro Fernando Teixeira Dorneles Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2012

Palavras-chave:

Feiras de Ciências, Pós-Graduação, Levantamento Bibliográfico

Resumo

Atualmente ocorrem dezenas de Feiras de Ciências em nosso país. Diante disso, buscamos realizar um levantamento para catalogarmos, em uma planilha eletrônica, os trabalhos de pós-graduação em stricto sensu desenvolvidos no Brasil sobre Feiras de Ciências. Foram localizadas 111 dissertações e 13 teses, tendo como trabalho pioneiro a dissertação de Ronaldo Mancuso de 1993. Tal levantamento demonstrou uma tendência de crescimento no número de trabalhos ao longo dos últimos anos, pois das 124 produções analisadas 109 são do período de 2010 a 2019. Destacamos como possível indício o fomento das chamadas anuais do CNPq de apoio a Feiras e Mostras Científicas. Em relação ao processo de categorização final, encontramos uma dispersão no foco dos trabalhos, pois muitos, apesar de citarem Feira de Ciências, não a tiveram como tema central de pesquisa. Foi identificado que o termo “Feira de Ciências” muitas vezes é usado sem definição consensual. Assim, realizamos uma síntese sobre as definições de Feiras de Ciências apresentadas em publicações de autores renomados no tema. Essa síntese propiciou uma construção de 10 objetivos e a elaboração do mapa de elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Gularte Scaglioni, Unipampa - Campus Bagé

Graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2007) e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Senac Pelotas (2010). Administrador da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé. https://orcid.org/0000-0001-9817-6968

Bruna Andrieli Ilha Pereira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduação em Ciências da Natureza Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (2017). Mestre em Ensino também pela Universidade Federal do Pampa. https://orcid.org/0000-0002-9775-6802

Tobias de Medeiros Rodrigues, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Técnico Administrativo em Educação cargo de Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. http://orcid.org/0000-0003-4719-583X

Ivo Leite Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente dos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). https://orcid.org/0000-0003-4686-2389

Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. Docente dos cursos de Licenciatura em Física, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino. https://orcid.org/0000-0002-9732-1235

Referências

CALDAS, Gracilene Gaia. Atividades experimentais de acústica para o ensino de Física: uma proposta na inclusão de surdos. Dissertação (mestrado) – UFPA, Belém: 2017.

CECIRS (Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul). Boletim. Porto Alegre, n.5, p.1-20, 1970.

DEPIERI, Adriana Anunciatto. A engenharia sob a ótica dos pré-universitários e o impacto das feiras de ciências. Tese (doutorado) – USP, São Paulo: 2014.

DUARTE, Renata Zuliani. Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e as feiras de ciências. Dissertação (mestrado) – UNESP, São Paulo: 2009.

GALLON, Monica Silva; FILHO, João Bernardes Rocha; NASCIMENTO, Silvania Souza. Feiras de ciências nos ENPECs (1997-2015): identificando tendências e traçando possibilidades. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Anais [...] Florianópolis: UFSC, 2017. [online] Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1722-1.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.

GEWEHR, Diogenes. Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição. Tese (doutorado) – UNIVATES, Lageado: 2019.

LIMA, Maria Leidiana Oliveira. Feira de ciências: interdisplinaridade no ensino de Biologia para o Ensino Médio. Dissertação (mestrado) – UFC, Fortaleza: 2019.

MANCUSO, Ronaldo. Feiras de Ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb. Brasília: MEC/SEB, 2006. [online] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 23 de jul. de 2020.

MANCUSO, Ronaldo; LEITE FILHO, Ivo. Feiras de Ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb. Brasília: MEC/SEB, 2006. [online] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 23 de jul. de 2020.

MATOS, Claudete Botaro. Mostra de ciência e tecnologia: instrumento de mudança da visão dos calouros sobre a função da engenharia no mundo moderno. Dissertação (mestrado) – UCMG, Belo Horizonte: 2014.

MELO, Erika Soares. Ações colaborativas em contexto escolar: desafios e possibilidades do Ensino de Química para alunos co deficiência visual. Dissertação (mestrado) – UFSCar, São Carlos: 2013.

MORAES, Roque. Debatendo o ensino de Ciências e as Feiras de Ciências. Boletim Técnico do PROcIRS. Porto Alegre, V. 2, n. 5, p.18-20, 1986.

NASCIMENTO FILHO, Carlos Alberto. Um olhar sobre a 1ª e 2ª feiras de ciências e engenharia do Espírito Santo: a pedagogia de projetos a serviço da educação científica. Dissertação (mestrado) – IFES, Vitória: 2014.

ORMASTRONI, Maria Julieta Sebastiani. Manual de Feira de Ciências. Brasília: CNPq, AED, 1990. 30p.

PEREIRA, Bruna Andrieli Ilha. A presença de indicadores da Alfabetização Científica em trabalhos de Feiras de Ciências. Dissertação (mestrado) – UNIPAMPA, Bagé: 2019.

ROCHA, Jéssica Norberto. A cultura científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil –UFMG. Dissertação (mestrado) – UFMG, Belo Horizonte: 2013.

GODINHO, Janaina Dias. A iniciação à educação científica como ferramenta para a formação do jovem pesquisador: conhecendo as potencialidades procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidas nos caminhos investigativos. Dissertação (mestrado) – ULBRA, Canoas: 2008.

ROLAN, Catia Viana. Feiras de ciências e mostras científicas: debate e proposta sobre seus conceituais. Dissertação (mestrado) – IFSUL, Pelotas: 2016.

SANTOS, Keyvilane Fernandes. Feira de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática. Dissertação (mestrado) – UFERSA, Mossoró: 2019.

SECAB/UNESCO. Convênio “Andrés Bello”. Manual para el fomento de las actividades científicas y tecnológicas juveniles. Bogotá: SECAB, 1985.

SILVA, Simoni Urbano da. Ações de educação alimentar e nutricional no âmbito do programa nacional de alimentação escolar em municípios goianos. Dissertação (mestrado) – UFG, Goiânia: 2013.

SOARES, Leandro Valle. A construção de experimentos pelos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio: uma proposta de resolução de problemas no contexto de uma mostra escolar de ciência e tecnologia. Dissertação (mestrado) – UFES, Vitória: 2015.

SOUSA, Maria do Socorro Magalhães. As feiras de ciências em Roraima no período de 1986 a 2008: contribuições para a iniciação à educação científica. Dissertação (mestrado) – UERR, Boa Vista: 2015.

TERZIAN, Sevan. Science education and citizenship. Estados Unidos, Palgrave Macmillan, 2013.

VITOR, Fernanda Cavalcanti. As feiras de ciências como ambiente para a alfabetização científica. Dissertação (mestrado) – UEPB, Campina Grande: 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

Scaglioni, C. G., Pereira, B. A. I., Rodrigues, T. de M., Leite Filho, I., & Dorneles, P. F. T. (2020). Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações. Revista Educar Mais, 4(3), 738–755. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2012

Edição

Seção

Artigos