A presença de alunos bolivianos em uma escola do brasil sob a perspectiva da interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.96-108.1697Palavras-chave:
Diferença, Interculturalidade, Fronteira.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a percepção de professores de uma escola situada na fronteira Brasil-Bolívia, sobre a diferença linguística dos alunos bolivianos e, sobretudo, se há indícios de que os professores se aproximam de alguma forma da interculturalidade. O campo de análise é a educação intercultural, segundo a qual as diferenças culturais não precisam ser vistas como obstáculos para a aprendizagem, mas como uma riqueza. Para a produção dos dados, os professores da escola foram entrevistados. Observou-se que a maioria dos professores entrevistados percebe a diferença linguística como algo que dificulta a aprendizagem dos alunos bolivianos e que, à medida que os alunos bolivianos aprendem a língua portuguesa, vão conseguindo acompanhar as aulas e os conteúdos.
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