Estudo das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos nas escolas de Livramento/RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.22-39.1588Palavras-chave:
Evasão escolar, EJA, Prática pedagógica, Pedagogia crítica.Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção, motivado pelo combate à evasão escolar de alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos nas escolas de Sant’ana do Livramento/RS. O caminho metodológico está baseado em uma investigação diagnóstica e em um projeto de intervenção, no qual educadoras da EJA frequentaram, este visando à reflexão de práticas pedagógicas específicas para esta modalidade de ensino. A perspectiva teórica recorre a análises da pedagogia crítica freireana, voltada para a educação popular, passando por questões socioculturais que influenciam diretamente no desempenho dos educandos. O resultado vislumbra que o combate aos altos índices de evasão, passa por um processo de transformação das práticas de ensino e aprendizagem que percebam nos educandos peculiaridades de uma trajetória rica das experiências já vividas. Só assim a EJA cumprirá, não só o papel formativo, mas também uma educação de caráter transformadora e libertária.Downloads
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