Estudo das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos nas escolas de Livramento/RS

Autores

  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0002-5873-0992
  • Ida Ourica dos Santos Larruscain Secretaria Estadual de Educação do Estado do RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.22-39.1588

Palavras-chave:

Evasão escolar, EJA, Prática pedagógica, Pedagogia crítica.

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção, motivado pelo combate à evasão escolar de alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos nas escolas de Sant’ana do Livramento/RS. O caminho metodológico está baseado em uma investigação diagnóstica e em um projeto de intervenção, no qual educadoras da EJA frequentaram, este visando à reflexão de práticas pedagógicas específicas para esta modalidade de ensino. A perspectiva teórica recorre a análises da pedagogia crítica freireana, voltada para a educação popular, passando por questões socioculturais que influenciam diretamente no desempenho dos educandos. O resultado vislumbra que o combate aos altos índices de evasão, passa por um processo de transformação das práticas de ensino e aprendizagem que percebam nos educandos peculiaridades de uma trajetória rica das experiências já vividas. Só assim a EJA cumprirá, não só o papel formativo, mas também uma educação de caráter transformadora e libertária.

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Biografia do Autor

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa

Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Professor Associado da UnivErsidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor do PPGEDU- Mestrado profissional da Unipampa.

Ida Ourica dos Santos Larruscain, Secretaria Estadual de Educação do Estado do RS.

Mestre em Educação

Professora do Ensino Básico do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

da Rocha, J. M., & dos Santos Larruscain, I. O. (2019). Estudo das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos nas escolas de Livramento/RS. Revista Educar Mais, 4(1), 22–39. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.22-39.1588

Edição

Seção

Artigos