Interruption as a crisis. Discourse and practices of progressive education
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.282-296.1550Palavras-chave:
etnografia institucional, práticas educacionais, transformação da escolarizaçãoResumo
A pedagogia Jena-Plan tem um impacto particular nas práticas educacionais nas escolas do século XXI. As práticas educacionais de escolarização e ensino nas escolas primárias alemãs são orientadas pela individualização, autoavaliação, posicionamento descentralizado do professor, tarefas de resolução de problemas e autorreflexão e, ao mesmo tempo, por uma estimativa de coletividade processada ao longo da aprendizagem entre pares e o ensaio da democracia. Essas várias práticas podem ser rastreadas até uma genealogia e às ideias da Educação Progressista do início do século XX. Embora posicionada como um discurso marginalizado no século XX, a Educação Progressista hoje em dia pode ser vista como a resposta para os problemas sociais atuais e espera-se que corresponda bem aos desafios reais da escola. A instituição enfrenta diversidade de contextos culturais e sociais de seus alunos, e expectativas de chances justas e iguais de aprendizado em um mundo globalizado, e, portanto, competitivo e marcado. O artigo apresenta trechos de um estudo etnográfico de uma escola primária sócio problemática do centro da cidade, onde o conceito e as ideias da Educação Progressista e, em particular, de Peter Petersen foram renovados para abrir possibilidades de aprendizagem, educação e Bildung em toda a instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença