A formação docente em Ciências Naturais e o papel do professor-tutor: um panorama das ações formativas no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.109-119.1410Palavras-chave:
Educação à distância, Cenário formativo, Ciências naturais, Professor-tutor.Resumo
O acesso aos cursos superiores no Brasil, principalmente nas licenciaturas, vem ganhando espaço e destaque na modalidade à distância, por aspectos socioeconômicos que são levados em consideração pelos estudantes. Nesse cenário, abordamos nesta pesquisa o cenário formativo no estado do Pará, em especial ao curso de ciências naturais e o papel do professor-tutor, com vistas a analisar os aspectos da formação docente em ciências naturais nas instituições de ensino superior no estado e a atuação do professor-tutor neste processo. Em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a pesquisa exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto aos procedimentos para que identificássemos indicadores da investigação. Os resultados aportaram-se em duas dimensões: o primeiro discorre sobre o cenário paraense para a formação de professores e em outro argumenta o papel importante do professor-tutor que acompanha o estudante do curso de ciências naturais em todo o processo de ensino-aprendizagem, garantindo e primando pela qualidade nos estudos em espaços virtuais. Portanto, os dados analisados apontam para os indicadores do processo de formação à distância no estado e o destaque do papel do professor-tutor com aspectos de mediação pedagógica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.