A formação docente em Ciências Naturais e o papel do professor-tutor: um panorama das ações formativas no estado do Pará

Autores

  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) http://orcid.org/0000-0003-4254-6960
  • Waléria Pereira Monteiro Corrêa UFPA/MUSEU GOELDI/EMBRAPA, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Belém/PA - Brasil.
  • Zenaíde dos Santos Lopes Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.109-119.1410

Palavras-chave:

Educação à distância, Cenário formativo, Ciências naturais, Professor-tutor.

Resumo

O acesso aos cursos superiores no Brasil, principalmente nas licenciaturas, vem ganhando espaço e destaque na modalidade à distância, por aspectos socioeconômicos que são levados em consideração pelos estudantes. Nesse cenário, abordamos nesta pesquisa o cenário formativo no estado do Pará, em especial ao curso de ciências naturais e o papel do professor-tutor, com vistas a analisar os aspectos da formação docente em ciências naturais nas instituições de ensino superior no estado e a atuação do professor-tutor neste processo. Em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a pesquisa exploratória quanto aos objetivos e de estudo de caso quanto aos procedimentos para que identificássemos indicadores da investigação. Os resultados aportaram-se em duas dimensões: o primeiro discorre sobre o cenário paraense para a formação de professores e em outro argumenta o papel importante do professor-tutor que acompanha o estudante do curso de ciências naturais em todo o processo de ensino-aprendizagem, garantindo e primando pela qualidade nos estudos em espaços virtuais. Portanto, os dados analisados apontam para os indicadores do processo de formação à distância no estado e o destaque do papel do professor-tutor com aspectos de mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016).

Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013/2014).

Atua na na área de docência em Física, Matemática, Química e Ciências Naturais.

Licenciado em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). 

Waléria Pereira Monteiro Corrêa, UFPA/MUSEU GOELDI/EMBRAPA, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Belém/PA - Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2008), especialista em Microbiologia Clínica (2010), especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável (2015). Tem experiência na área de Genética de paisagem e Microbiologia médica. Tutora à distância na Universidade Estadual do Pará na área de Biologia e professora de C.F.B no ensino fundamental e médio. Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS, 2018).

Zenaíde dos Santos Lopes, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade do Estado do Pará(2006) e especialização em Metodologia das Ciências Naturais - Biologia pela Universidade do Estado do Pará(2009). Atualmente é PROFESSORA da Secretária do Estado de Educação e PROFESSORA da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGOMINAS. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., Corrêa, W. P. M., & Lopes, Z. dos S. (2019). A formação docente em Ciências Naturais e o papel do professor-tutor: um panorama das ações formativas no estado do Pará. Revista Educar Mais, 3(1), 109–119. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.109-119.1410

Edição

Seção

Artigos