A construção atômica dos elementos químicos através da modelagem: uma prática no Ensino Fundamental

Autores

  • Thalles Pinto de Souza Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas – Visconde da Graça
  • Ana Paula Moura Guimarães Carvalho Colégio Municipal Pelotense

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%25p.1150

Palavras-chave:

elementos químicos, modelagem, ensino de Química.

Resumo

Observamos, através de pesquisas, que a abordagem de certos conteúdos pode ser apresentada de forma desconexa da realidade dos estudantes. Para mudar esse cenário, diferentes propostas metodológicas são apresentadas. O trabalho objetiva expor uma prática de modelagem atômica dos elementos da tabela periódica, através do modelo de Bohr. A atividade foi articulada através do PIBID-QUÍMICA e aplicada em duas turmas do 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal (Pelotas/RS). Discutimos a relevância dos conhecimentos químicos e o papel da modelagem na construção de novos saberes. Aplicamos um questionário antes da execução da prática, a fim de saber as percepções dos alunos sobre os conteúdos. Relatamos a atividade e discutimos os resultados, os quais apontaram os obstáculos enfrentados pelos alunos para conceituar o átomo e para compreender como os elementos constituem a matéria. Ao final, todos afirmaram que a modelagem possibilitou melhor entendimento sobre os conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Pinto de Souza, T., & Moura Guimarães Carvalho, A. P. (2018). A construção atômica dos elementos químicos através da modelagem: uma prática no Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 1(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%p.1150

Edição

Seção

Artigos