Solução de baixo custo para o monitoramento online de índices pluviométricos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%25p.1147Palavras-chave:
pluviometria, baixo custo, monitoramentoResumo
O presente trabalho introduz uma solução de baixo custo para monitoramento online de índices pluviométricos, focando em municípios de pequeno porte que, tipicamente, dispõem de recursos financeiros restritos. Para tal, foi projetado um circuito eletrônico e uma placa de circuito impresso, capazes de aferir o índice pluviométrico e fazer com que os dados coletados sejam enviados para um repositório em nuvem, aproveitando locais que já possuam rede elétrica e conectividade com a Internet. A partir do repositório de dados povoado com os dados mensurados, foi desenvolvida uma aplicação Web para a visualização das informações. Essa aplicação visa propiciar o monitoramento online e o consequente suporte a tomada de decisão por parte dos gestores e órgãos da defesa civil dos municípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.