ESTE MAR É MEU
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.680Resumo
A investigação a cerca dos pescadores artesanais do litoral Médio - Palmares do Sul, distrito de Quintão; os cuidados com a preservação das espécies favorecem a sensibilização dos atores sociais (pescadores) com o futuro. Este estudo tem como objetivo relacionar as espécies de peixes marinhos, o seu consumo, bem como sua relação com o meio. A investigação durante o desenvolvimento deste projeto sobre os tipos de pesca, malhas de rede, o cuidado com o pescador, fonte de renda, a fiscalização da pesca, estímulo ao artesanato com escamas de peixes, a reutilização de resíduos da pesca como forma de preservação ambiental, a investigação da qualidade da água do mar em Quintão, distrito do município de Palmares do Sul, a influência direta na produtividade e preservação da fauna marinha com a qualidade da água e incidência direta de raios solares (águas claras e ou turvas do mar), impacto da prática de esportes náuticos no habitat marinho, evidências das mudanças das correntes marinhas a partir descongelamento das geleiras, despoluição marinha (específica de plásticos) as práticas utilizadas atualmente e as mais variadas formas utilizadas na culinária com frutos do mar. É o início de uma grande caminhada, um desafio para a preservação da espécie humana pelo ponto de vista do mar como fonte de alimento respeitando a sustentabilidade e a sua forma de utilização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença