Vacinas

Autores

  • Vanísia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.655

Resumo

Sendo de interesse dos alunos, o tema central escolhido para a
realização deste trabalho foi “Saúde é prevenção”, onde foi abordado o assunto sobre vacinas. O tema foi debatido a partir do surgimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.
O desenvolvimento do aluno nesse tipo de experiência de trabalho partiu de
situações do seu dia a dia e da necessidade de obter mais informações para a construção de conhecimento mais amplo sobre o assunto.

Coube à professora intervir com incentivos e proporcionar condições
para que todos participassem manifestando suas ideias. Realizaram-se então atividades de complementação. Após terem todos os dados necessários, os alunos desenvolveram várias atividades. Ao longo do trabalho reconheceram que para uma pessoa ter uma boa saúde depende dos primeiros cuidados que são tomados desde o nascimento, como as vacinas que são usadas para evitar o aparecimento de doenças ou diminuir os efeitos delas. As mesmas obrigam o organismo a produzir defesas que são chamadas de anticorpos, contra micróbios ou vírus, e cada vacina serve para uma determinada doença.
À medida que o tempo passa os pais devem passar a seus filhos
orientações básicas, por exemplo, de como prevenir gripe, seja qual tipo for. No caso foi trabalhado sobre a gripe A, as quais a cada ano surgem novos casos, sendo recomendado em caso de suspeitas procurar o serviço de saúde mais próximo e quando diagnosticada por médico a síndrome gripal, o mesmo passará orientações ao paciente, que será tratado com o medicamento comercialmente conhecido como Tamiflu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

da Silva, V. (2012). Vacinas. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.655

Edição

Seção

Artigos