Reciclar, Recriar E Transformar Para Brincar na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.640Resumo
Introdução: O presente trabalho tem por finalidade conscientizar e sensibilizar os alunos para que ajam de modo responsável mediante a preservação do meio ambiente, reciclando, reaproveitando e reutilizando materiais. Por isso, pensou-se em uma prática diferenciada, onde o reconhecimento da transformação de matérias recicláveis em brinquedo remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criadora e criativa, salientando a importância da reciclagem e de alguns materiais que podemos reutilizar no nosso cotidiano.
Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, através da transformação de materiais
recicláveis em brinquedos.
Métodos e Materiais: Durante este trabalho utilizamos diversos materiais,
como: caixas de leite, garrafas pet, jornais, revistas, rolos de papel higiênico, tampinhas, caixas de papelão em geral, balões, lãs, copinhos de iogurte, entre outros. Os métodos foram diversificados: observação dos materiais, reconhecimento e informações sobre o tempo de decomposição através de vídeos, revistas e livros, confecção de lixeiras para separação do lixo de forma seletiva a fim de que se possa reciclar o material e transformá-lo em brinquedos, e, por fim, confecção de diversos brinquedos.
Resultados: Analisando os dados deste trabalho, constatou-se que a utilização de oficinas práticas durante as aulas tornou o processo de aprendizagem mais prazeroso e consciente sobre o desperdício de materiais. Assim, foram adquiridos conceitos e práticas sustentáveis na vivência escolar e no cotidiano dos alunos.
Conclusão: Conclui-se que houve bastante participação e interesse das
crianças durante a realização do trabalho e uma aprendizagem verdadeira, pois os mesmos envolveram-se de forma prática nas atividades e sentiram-se felizes ao ver os trabalhos feitos por eles mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
 
							












 Esta obra está licenciada com uma Licença
  Esta obra está licenciada com uma Licença 