Reciclar, Recriar E Transformar Para Brincar na Educação Infantil

Autores

  • Viviane Ávila de Souza

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.640

Resumo

Introdução: O presente trabalho tem por finalidade conscientizar e sensibilizar os alunos para que ajam de modo responsável mediante a preservação do meio ambiente, reciclando, reaproveitando e reutilizando materiais. Por isso, pensou-se em uma prática diferenciada, onde o reconhecimento da transformação de matérias recicláveis em brinquedo remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criadora e criativa, salientando a importância da reciclagem e de alguns materiais que podemos reutilizar no nosso cotidiano.

 

Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, através da transformação de materiais
recicláveis em brinquedos.

 

Métodos e Materiais: Durante este trabalho utilizamos diversos materiais,
como: caixas de leite, garrafas pet, jornais, revistas, rolos de papel higiênico, tampinhas, caixas de papelão em geral, balões, lãs, copinhos de iogurte, entre outros. Os métodos foram diversificados: observação dos materiais, reconhecimento e informações sobre o tempo de decomposição através de vídeos, revistas e livros, confecção de lixeiras para separação do lixo de forma seletiva a fim de que se possa reciclar o material e transformá-lo em brinquedos, e, por fim, confecção de diversos brinquedos.

Resultados: Analisando os dados deste trabalho, constatou-se que a utilização de oficinas práticas durante as aulas tornou o processo de aprendizagem mais prazeroso e consciente sobre o desperdício de materiais. Assim, foram adquiridos conceitos e práticas sustentáveis na vivência escolar e no cotidiano dos alunos.


Conclusão: Conclui-se que houve bastante participação e interesse das
crianças durante a realização do trabalho e uma aprendizagem verdadeira, pois os mesmos envolveram-se de forma prática nas atividades e sentiram-se felizes ao ver os trabalhos feitos por eles mesmos.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

de Souza, V. Ávila. (2012). Reciclar, Recriar E Transformar Para Brincar na Educação Infantil. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.640

Edição

Seção

Artigos