O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.521Resumo
As dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente, no conteúdo de Geometria, instigaram a reflexões sobre a possibilidade de melhorias nesse campo. Dessa forma, propõe-se, neste artigo, uma pesquisa que teve por objetivo investigar a contribuição do softwareGeoGebra nas aulas de Matemática, no ensino e na aprendizagem da Geometria Plana. Do objetivo geral decorrem os seguintes objetivos específicos: reconhecer as principais dificuldades apontadas pelos alunos no ensino da Geometria; analisar as possibilidades do uso do software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de Geometria; detectar o sucesso e os possíveis fracassos frente às novas tecnologias no aprendizado do conteúdo geométrico. A pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu com vinte e quatro alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede Pública Estadual. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os instrumentos de investigação foram questionários e uma sequência didática, os quais buscaram dados relacionados ao conhecimento de conteúdos geométricos, de softwares aplicados à Geometria e, especificamente, sobre o GeoGebra. Buscou-se respaldo teórico no trabalho desenvolvido por Ausubel (2003), no que se refere à aprendizagem significativa. As análises apontaram para a existência de lacunas no campo da Geometria, por considerar-se que determinados conceitos já deveriam estar presentes na estrutura cognitiva dos alunos. No entanto, foi possível observar que a utilização do software GeoGebra favoreceu, não só o estudo do triângulo, ao que se referiu a sequência didática, mas, também, a apropriação de conteúdos anteriores, inerentes ao assunto em pauta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença